Seminário sobre como fazer negócios com a Argentina conta com a presença da Fecomércio PR

A Embaixada da Argentina no Brasil e a Câmara Brasil-Argentina no Paraná, por meio da Agência de Investimentos e Comércio Internacional e Consulado da Argentina realizaram na tarde de ontem (4/6), o seminário “Como fazer negócios com a Argentina”, no Hotel NH The Five, em Curitiba. A iniciativa recebeu o apoio da Federação do Comércio […]

06/06/2018

A Embaixada da Argentina no Brasil e a Câmara Brasil-Argentina no Paraná, por meio da Agência de Investimentos e Comércio Internacional e Consulado da Argentina realizaram na tarde de ontem (4/6), o seminário “Como fazer negócios com a Argentina”, no Hotel NH The Five, em Curitiba. A iniciativa recebeu o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e contou com a presença do presidente da entidade, Darci Piana.

“Nós somos o segundo estado brasileiro que mais importa da Argentina, atrás apenas de São Paulo. Temos uma responsabilidade muito grande com relação aos contatos com os nossos parceiros do país vizinho. Temos como compromisso a sustentabilidade das nossas empresas do Paraná, como também de abrir portas para que elas possam encontrar produtos que tenham condição de mercado, por isso temos procurado nos relacionar com vários países do mundo. Nós já tínhamos um bom relacionamento entre o estado do Paraná com a República da Argentina, mas que foi amplamente estreitado com a chegada do Embaixador Magariños e do Cônsul Geral da Argentina no Paraná, Pedro Marotta”, afirmou Piana, destacando o trabalho também à frente da CNC, que reforça esses laços a nível Brasil, com a criação da Câmara de Comércio Exterior.

O Embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, foi um dos palestrantes do seminário, ao lado do vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR), Paulo Hermínio Pennacchi; do diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes; do presidente Câmara Argento-Brasileira de Comércio, Indústria e Serviços do Estado do Paraná, Sergio de La Cruz; do secretário executivo da Câmara Argento-Brasileira de Comércio, Indústria e Serviços do Estado do Paraná, Rafael Rodriguez Laurnagaray, e do superintendente de Gestão Estratégica da Sancor Seguros, Juan Cruz Irigo. Também prestigiaram a ação o Cônsul Geral da República Argentina no Paraná, Pedro Ezequiel Marotta; o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves, e o Cônsul Adjunto da República Argentina no Paraná, Sebastián Bertuzzi.

O Cônsul Adjunto da República Argentina no Paraná, Sebastián Bertuzzi; o vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o presidente Câmara Argento-Brasileira de Comércio, Indústria e Serviços do Estado do Paraná, Sergio de La Cruz, e o presidente do corpo consular, Thomas Neves

“Temos aqui presentes amigos da Fecomércio PR que são nossos parceiros e sempre mostraram um enorme compromisso com as relações bilaterais. Apreciamos muito a liderança do Darci Piana, não somente como presidente da Fecomércio, mas também pelo papel que desempenha na CNC, sobretudo com relação ao acordo firmado entre a Câmara de Comércio da Argentina com a Câmara do Comércio Exterior e que representa uma nova etapa e um grande avanço nessas relações entre os dois países”, comentou o Embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños.

O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, fez uma apresentação durante o seminário, sobre o trabalho desenvolvido pela Divisão de Relações Internacionais da entidade, com foco nas ações em parceria com a Argentina nos dois últimos anos, como rodadas de negócio, missões empresariais emissivas e receptivas, feiras e visitas técnicas e alguns investimentos e alianças que interagimos com empresários do país vizinho.

Rodada de negócios

Também foi realizado no local, rodada de negócios com empresas argentinas dos segmentos de alimentos e bebidas. Ao todo, 12 empresas do segmento participaram da ação, das 9h às 17h. “Tive a oportunidade de conhecer algumas das empresas argentinas que participam da rodada de negócios. São produtos diferenciados e de alta qualidade que buscam inserção no mercado brasileiro e que, com certeza, merecem um espaço nas gôndolas dos supermercados, dos empórios, de adegas especializadas, enfim, que merecem estar no mix de produtos comercializados no nosso país”, destacou o vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi, que se comprometeu em ser multiplicador das propostas apresentadas para os associados da entidade a qual representa, da Abad e para membros do Diefs – grupo de distribuidores especializado em food service, que atua em 70% do território nacional e, também, no Chile, com mix de produtos completo, referência no setor de abastecimento.

06/06/2018 às 13:51