Secretário de Infraestrutura e Logística do Estado faz apresentação à Fecomércio PR

A primeira reunião do ano da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR) realizada na tarde de sexta-feira (23/02), contou com a presença de presidentes de sindicatos filiados à entidade que, entre outros assuntos discutidos em pauta, acompanharam a apresentação de ações realizadas pela Secretária de Infraestrutura e Logística do Estado do […]

26/02/2018

A primeira reunião do ano da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR) realizada na tarde de sexta-feira (23/02), contou com a presença de presidentes de sindicatos filiados à entidade que, entre outros assuntos discutidos em pauta, acompanharam a apresentação de ações realizadas pela Secretária de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná. O presidente da pasta, José Richa Filho, dividiu os assuntos com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino; do diretor presidente da Ferroeste,
João Vicente Bresolin Araújo, e do diretor técnico do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Amauri Medeiros Cavalcanti.

Um dos temas abordados na apresentação foi a pesquisa recentemente divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a qual apontou que a movimentação de cargas do Porto de Paranaguá teve um aumento de 14,2% nas suas operações em 2017, enquanto a movimentação nos demais terminais subiu, em média, 8,3%.

De acordo com informações da secretaria, desde 2011, o Porto de Paranaguá já investiu R$ 624 milhões em projetos e obras para melhorias operacionais. “Os produtores rurais, as cooperativas e as indústrias não só do Paraná, mas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, reconheceram as melhorias operacionais do Porto de Paranaguá nos últimos anos. Esse aumento expressivamente superior em relação aos demais portos do Brasil confirmam a confiança que os usuários têm em movimentar suas cargas por Paranaguá”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, agradeceu a presença do secretário e sua equipe, e comentou sobre o trabalho que a entidade junto ao G7 – grupo que reúne as principais instituições de representação do setor produtivo do Estado, o qual é coordenador, tem feito em defesa de melhorias no Porto de Paranaguá, e em outras frentes representadas pela pasta. “O quanto nós trabalhamos para que o Porto tivesse as melhorias que hoje estamos tendo e que com certeza com todos esses investimentos anunciados e toda essa logística vai melhorar a cidade de Paranaguá e o litoral do nosso estado”, pontuou.

O relatório completo da Antaq pode ser acessado pelo link: http://portal.antaq.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/20180112_Anu%C3%A1rio_2017_v4-4-vers%C3%A3o-final.pdf

26/02/2018 às 18:07