Rio Negro recebe unidade integrada Sesc Senac

A cidade de Rio Negro, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu, na última sexta-feira (8), a mais nova unidade integrada Sesc Senac, somada às outras 87 unidades móveis e fixas espalhadas pelo estado. Juntas, as duas unidades somam mais de 3.700 m2 de área construída, em terreno doado pela Prefeitura de Rio Negro, contemplando, […]

12/06/2018

Juntas, as duas unidades somam mais de 3.700 m2 de área construída, em terreno doado pela Prefeitura de Rio Negro, contemplando, no Sesc, todos os ramos de atuação da entidade: educação, ação social, saúde, esporte, lazer, turismo e cultura. No Senac, serão ofertados cursos nas áreas de gestão, comércio, beleza, lazer, saúde, informática e gastronomia.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt, é significativa a importância de Rio Negro para a história do Paraná e, por isso, não poderia ficar de fora das ações do Sistema. Ele lembrou que desde 2009, são realizadas ações pontuais com as unidades móveis tanto do Sesc quanto do Senac. “Além desta obra, estamos recebendo em comodato as área anexa, medindo mais de 12 mil metros quadrados para preservação ambiental. Ali instalaremos uma academia ao ar livre, banheiros e ambiente para guardar volumes, além de área de descanso. Também serão criadas trilhas para caminhadas. Será um local de preservação e de utilidade para a comunidade de rio-negrense”, anunciou.

A partir de hoje, das 8h às19h, a unidade integrada estará aberta à comunidade para visita guiada aos ambientes.

Principais trechos dos discursos:

“Àqueles que acreditam no ensino avançado, como o principal construtor de profissionais competentes, surge a oportunidade de redesenhar seu projeto de vida. O ensino é um grande vetor de mudanças. Rio Negro, a partir de segunda-feira, terá mais um espaço pedagógico de qualidade.” – Vitor Monastier, diretor regional do Senac PR.

“Este novo espaço do Sesc demonstra uma efetiva preocupação da entidade em se fazer presente cada vez mais nos municípios paranaenses, levando a cada trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo o efetivo acesso aos bens sociais, como educação, saúde, esporte e lazer.” – Emerson Sextos, diretor regional do Sesc PR.

“Este momento é de agradecimento por ter a mim confiado esta presidência. Este é um complexo e completo lugar de educação e de cultura. Temos certeza de que este empreendimento contribuirá sobremaneira com a cidade e a região.” – Gélcio Miguel Schibelbein, presidente da Comissão de Obras.

“Rio Negro e sua gente serão eternamente gratos por esta ação em nosso município. Cremos que será um impulso significativo em nosso desenvolvimento, fazendo com que aqui se preparem, cada vez mais, profissionais de diferentes áreas, capacitando-os a atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.” – Gari Kiatkoski, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Negro.

“Este complexo maravilho é reflexo de um Brasil que dá certo. O trabalho do Sistema  Fecomércio Sesc Senac PR vem de encontro a um flagelo que existe na educação pública brasileira de não investir na busca da vocação do jovem, da profissionalização e de não dar oportunidade ao jovem procurar o primeiro emprego” –  Ratinho Júnior, deputado estadual

“Existe algum projeto que traga mais segurança do que a educação, do que o treinamento, do que o profissionalismo? Temos que brigar em Brasília para que não percamos estes recursos importantes que são destinados ao Sistema S. Os valores que são investidos aqui resultarão em empreendedores, em trabalhadores treinados e sem dúvida, será responsável por reduzir a violência em nosso país.” – Toninho Wandscheer, deputado federal

“Quem gera renda e emprego em nosso país somos nós, empresários. Como empresário quero ser interlocutor do setor empresarial, dos anseios dos empresários para melhorar este estado, sua gente.” – Virgílio Moreira Filho, secretário especial de Estado de Desenvolvimento Econômico, neste ato representando a governadora do Paraná, Cida Borghetti.

“Sou um fã ardoroso do Sesc e do Senac. Agora estamos inaugurando esta obra maravilhosa que vem engrandecer este espaço, trazendo orgulho e enchendo de satisfação a nossa comunidade. Aqui irão se formar bons cidadãos, oportunidade de que tenham formação na área do comércio, na área da prestação de serviços.” – Milton José Paizani – Prefeito de Rio Negro

Cidadão Honorário

Durante a cerimônia de inauguração da unidade integrada, o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Negro, Gari Vinício Kiatkoski, realizou a entregada do título de Cidadão Honorário ao presidente licenciado do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, pelos trabalhos realizados em prol do município.

Piana contou que Rio Negro é múltiplo em histórias, em heróis e em tradição. Em seu discurso, fez referência a ícones rio-negrenses, como Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, o sargento Max Wolff Filho, a Helena Kolody, Dom Evaristo Arns e Leonardo Boff, que estudaram na cidade. “Foi em 1968 que pela primeira vez cheguei a Rio Negro. Meu trabalho como representante comercial me permitiu percorrer diferentes cidades do Paraná e conhecer diferentes histórias. Naquela época, há 50 anos, eu jamais pensei que um dia voltaria para cá para me tornar um de seus filhos, como Cidadão Honorário”, destacou Piana.

A entrega o título de Cidadão Honorário foi uma proposição do ex-vereador Nilson Antonio Paizani.

12/06/2018 às 19:00