Projeto vai revitalizar comércio da região central de Cascavel

Lançamento aconteceu na última sexta-feira (21) e reuniu lideranças e empresários; proposta deve abranger 250 empresas ligadas ao comércio na área central do município

25/07/2017

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, durante o lançamento do programa de revitalização em Cascavel. Foto: Edison Lucas

Fecomércio PR, Sebrae/PR e Prefeitura Municipal de Cascavel firmaram parceria para revitalização do comércio na área central de Cascavel. O evento de lançamento do Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel aconteceu na última sexta-feira (21) e reuniu mais de 150 pessoas, entre representantes de entidades públicas e privadas e empresários. A proposta inicial é atender 250 empresas no entorno da Avenida Brasil, no quadrante entre as ruas Paraná e Rio Grande do Sul, Sete de Setembro e Barão do Cerro Azul/Antônio Alves Massaneiro.

A ideia de revitalizar áreas de comércio teve início em Curitiba, em 2008. “Na época, queríamos restaurar o antigo prédio dos Correios para transformar em centro de cultura do Sesc. Me sugeriram o prédio do Paço Municipal. Foi uma surpresa e desafio ao mesmo tempo, pois a restauração levou mais de dois anos de meio”, recordou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, durante a cerimônia de lançamento do projeto em Cascavel. A proposta favorecerá a implantação de novas práticas comerciais para atrair consumidores e tornar o local um espaço de compra e lazer para os moradores e visitantes de Cascavel.

De lá para cá, o projeto ganhou parcerias, como do Sebrae/PR e prefeituras municipais, e já foi implantado em outras cidades do Estado. “Como um apaixonado por gestão pública, comemoro muito esta conquista para Cascavel, que é, hoje, a décima cidade a receber esse projeto de revitalização. Receber essas ‘marcas’ aqui (Fecomércio PR, Sebrae/PR) é, ao mesmo tempo, satisfação e responsabilidade”, destacou o prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos.

Com entidades engajadas, é preciso o envolvimento dos empresários da região que acolhe o projeto em Cascavel. “O projeto só tem resultado com o envolvimento claro e ativo dos empresários. Funciona como um somatório de forças e é para os empresários que trabalhamos todos os dias. Nossa missão aqui é motivá-los para se capacitar oferecendo ferramentas para melhorar a gestão e o resultado das empresas”, enfatizou o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

Ao aderir ao projeto de melhoria, os empresários devem participar de um total de 107 horas de capacitações coletivas e 41 horas de consultorias individuais. Os temas programados são diversos, desde tendências de varejo, planejamento estratégico, gestão de pessoas, processos, gestão financeira, atendimento, marketing, coaching, indicadores de resultados, dentre outros temas.

Parcerias institucionais

No evento de lançamento, além das explanações sobre o funcionamento e metodologia do Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel, também foi citado sobre a governança local, que será responsável pela gestão do projeto junto aos empresários.

Fará parte da governança, além da Fecomércio PR, Sebrae/PR e Prefeitura Municipal, associações comerciais, sindicatos patronais do comércio, câmaras setoriais, lideranças empresariais, instituições financeiras, universidades e centros de pesquisa.

Além das entidades citadas, também compuseram a mesa de honra, o Sindilojas, Sincopeças, Sinfarma, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Acic, Amic e Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG).

Funcionamento

Segundo o gerente regional do Sebrae/PR no oeste, Orestes Hotz, enquanto Fecomércio PR e Sebrae/PR ficam responsáveis pela capacitação e apoio direto aos empresários, cabe a Prefeitura Municipal, por meio das suas secretarias, a responsabilidade da infraestrutura pública, que já está em fase final. “A sequência da revitalização estrutural é o fortalecimento do comércio. Cascavel já entra no projeto com um passo a frente e com bons exemplos a serem seguidos”, assinalou.

Além de Curitiba e Cascavel, o Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais, iniciativa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, também já foi lançado nos municípios de Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Matinhos, Castro, Francisco Beltrão, Maringá e Marechal Cândido Rondon. “Algumas empresas de Cascavel já começaram o processo de melhoria interna na loja, seja na gestão ou apresentação do negócio. Agora, o momento é de olhar da porta para fora, pensar coletivamente”, complementou Hotz.

A primeira etapa, aos lojistas que aderirem ao projeto a partir de agora, será receber o diagnóstico do seu empreendimento. “É como uma avaliação do negócio, desde a gestão até a estrutura e atendimento da empresa, com base em parâmetros da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Ao final do ano, os lojistas recebem um novo diagnóstico, que indicará o crescimento, evolução e desenvolvimento do grupo”, sintetizou Orestes.

A adesão dos empresários no projeto pode ser feita diretamente no escritório do Sebrae/PR em Cascavel, que fica na Rua Vitória, no 2.564, esquina com Avenida Tancredo Neves. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone da entidade no município, que é o (45) 3321-7050.

Texto: Juliana Dotto – Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Foto: Edison Lucas