Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel será lançado nesta sexta-feira (21/07)

Cascavel é a 10ª cidade a receber o programa

20/07/2017

A Fecomércio PR, Sebrae/PR e Prefeitura de Cascavel realizam nesta sexta-feira (21), o lançamento do Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel. O evento terá início às 19h, no auditório Senac, localizado na rua Recife, nº 2.283, no centro de Cascavel.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o projeto de revitalização deve transformar o comércio local. “A Avenida Brasil é a principal artéria da cidade de Cascavel. Nela se instalaram os primeiros estabelecimentos comerciais. E agora, essa via importante receberá o Projeto de Revitalização de Espaços Comerciais, o que certamente vai desencadear uma nova onda de desenvolvimento”, explica.

Piana ressalta que quando o programa é implantado, não muda apenas a rua, mas transforma toda a cidade. “O comércio sempre é muito dinâmico e a revitalização será fundamental para aquecer a economia, gerar empregos e renda. Somente no Paraná, foi implantado em nove cidades e mais de 80 cidades brasileiras aplicam essa metodologia. No Estado, temos ótimos resultados como no entorno do antigo Paço Municipal de Curitiba, que serve de inspiração para o todo Brasil”, pondera Piana.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, a transformação do comércio se apoia por meio da união de forças. “O projeto acontece de maneira integrada, estimulando a cooperação entre o setor público e privado. Empresários, Prefeitura Municipal e instituições de apoio ao comércio local precisam estar comprometidas com resultados de melhoria e qualificação na busca pela revitalização e valorização de todo espaço”, observa.

O Sebrae/PR, por exemplo, pode auxiliar na melhoria do ambiente para o desenvolvimento das empresas envolvidas até no aprimoramento da gestão dos negócios. “As empresas precisam estar mais preparadas do ponto de vista da gestão, qualidade em produtos e serviços, visual de loja, marketing, entre outros. O comércio local, ao mesmo tempo em que é beneficiário das mudanças, também tem importante papel como agente de transformação”, ratifica Tioqueta.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, João Alberto Soares de Andrade, uma das metas do governo do prefeito Leonaldo Paranhos é potencializar a região central. As obras do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) pretendem transformar o espaço urbano da cidade. “Abraçamos o projeto por entender que o papel do poder público enquanto facilitador e parceiro da iniciativa privada. Com isso, queremos não apenas revigorar o comércio da área central como movimentá-la turisticamente”, assinala o representante do município.

Evento

A programação do lançamento do Projeto de Revitalização do Comércio da Região Central de Cascavel vai contar com apresentação da proposta de metodologia do projeto, na qual os empresários poderão conhecer os benefícios e como participar; apresentação das responsabilidades e expectativas dos parceiros Fecomércio PR, Sebrae/PR e Prefeitura Municipal de Cascavel; e formação da Governança que vai cuidar das estratégias ao desenvolvimento. Além disso, os participantes assistirão à palestra sobre “Revitalização do Varejo de Rua”, com Claudio Forner. O palestrante é administrador de empresas, consultor e autor de cinco livros na área comercialização internacional. Foi ‘conselheiro’ em três temporadas do reality show O Aprendiz.

Coletiva de imprensa

As 18h, no auditório do Senac Cascavel, será realizada coletiva de imprensa sobre o projeto. Participarão da coletiva o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; representando o setor empresarial, o presidente do Sindilojas, Paulo Beal; o presidente do Sincopeças, João Valdenir Schemberg, e o presidente do Sinfarma, Nelcir Antonio Ferro.

Texto: Juliana Dotto – Sebrae Cascavel

20/07/2017 às 16:14