NOTÍCIAS

Presidente da Fecomércio PR recebe medalha de mérito da casa Militar

Representantes da sociedade civil organizada condecorados com a Medalha de Mérito da casa Militar – Coronel PM Euclides Silveira do Vale O presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, recebeu nesta segunda-feira (12) a Medalha de Mérito da Casa Militar – Coronel PM Euclides Silveira do Vale. A condecoração fez parte das comemorações dos 90 anos […]

12/03/2018

Representantes da sociedade civil organizada condecorados com a Medalha de Mérito da casa Militar – Coronel PM Euclides Silveira do Vale

O presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, recebeu nesta segunda-feira (12) a Medalha de Mérito da Casa Militar – Coronel PM Euclides Silveira do Vale. A condecoração fez parte das comemorações dos 90 anos de fundação da Casa Militar do Paraná, que contou ainda com o lançamento do livro “A trajetória dos 90 anos da Casa Militar”.

A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu no Palácio Iguaçu e contou com a participação do governador do Paraná, Beto Richa; da vice-governadora, Cida Borghetti; do comandante da 5ª Brigada do Exército em Curitiba, general Lourival Carvalho; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e do chefe da casa Militar, coronel Elio de Oliveira. Estiveram presentes ainda representantes dos poderes Legislativo e Executivo, da sociedade civil organizada e membros da corporação.

Foram entregues 70 Medalhas de Mérito a pessoas e entidades civis e militares que colaboraram com a prestação de serviço da Casa Militar ao longo desses anos. O objetivo foi reforçar os atos de cooperação com esses segmentos.

O chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira, destacou que essa legião de homens e mulheres a serviço da instituição fazem a diferença na excelência da prestação de serviços. “A trajetória da Casa Militar acompanha toda a história do estado em todos os atos importantes. Fazemos parte da história do Paraná e todos esses condecorados fazem parte de nossa história e colaboraram de alguma forma para que essa história fosse de vitórias”.

O governador, Beto Richa, ressaltou a relevância dos serviços prestados pela instituição. “Nesses 90 anos a Casa Militar superou sua função inicial de segurança do Executivo estadual expandindo suas potencialidades e colaborando muito para o desenvolvimento de nosso estado”.

Para o presidente Piana, receber essa medalha representa o bom relacionamento do Sistema com a Polícia Militar. “Nós temos várias parcerias com a Polícia Militar do Paraná, obviamente com a casa militar de governança do estado. A participação da Fecomércio, do Sesc e do Senac tem estreitado sobremaneira o nosso relacionamento com a Polícia Militar e quero crer que essa homenagem veio em função desse relacionamento”.

Casa Militar

A Casa Militar foi fundada em 29 de fevereiro de 1928, através da Lei nº 2504, com a função de prestar assistência ao governo do estado. O primeiro comandante da instituição foi o Major da Força Militar do Estado, Euclides Silveira do Vale.

O âmbito da ação da Casa Militar compreende a assistência direta e imediata ao governador no trato e apreciação de assuntos militares de natureza protocolar, a coordenação das relações do Chefe do governo com Autoridades Militares, a segurança do governador, da sua família, do Palácio e das residências Oficiais, a recepção, estudo e triagem de toda a documentação, cumprimento, controle e fiscalização das ordens dele emanadas.

Em julho de 1987, foi criada a Divisão de Transporte Aéreo (hoje Seção de Transporte Aéreo), setor responsável, entre outras funções, pelo transporte de pacientes resgatados e órgãos a serem transplantados.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC/PR, parte integrante da corporação e do Corpo de Bombeiros, também faz parte das atribuições da Casa Militar.

 

Publicado por admin

12/03/2018 às 18:11

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.