Política reversa e gestão de resíduos são discutidas em Castro

Empresários e lideranças de entidades representativas estiveram em Castro, na noite de ontem (16), para um debate sobre Logística Reversa e Programas de Gestão de Resíduos. O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, e a coordenadora de serviços tecnológicos e de inovação do Senai Ponta Grossa, Liliane Claudino Ferreira, foram os palestrantes do evento […]

17/04/2014

Empresários e lideranças de entidades representativas estiveram em Castro, na noite de ontem (16), para um debate sobre Logística Reversa e Programas de Gestão de Resíduos. O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, e a coordenadora de serviços tecnológicos e de inovação do Senai Ponta Grossa, Liliane Claudino Ferreira, foram os palestrantes do evento promovido pela Prefeitura de Castro.

As leis nº 9.605/1998 e 12.305/2010, que tratam respectivamente sobre os crimes ambientais e a política nacional de resíduos sólidos, foram apresentadas. Os empresários mostram-se preocupados quanto ao recebimento dos produtos devolvidos pelos consumidores, o espaço para armazenamento destes materiais, a logística para entrega à indústria e os custos desta nova prática. Além disso, estados e municípios estão legislando embasados nestas leis, ocasionando novas regras e novos entraves para o comércio e para a indústria.

Comerciantes e industriais são unânimes na questão da preservação do meio ambiente e sobre a necessidade de se discutir maneiras para a adaptação às legislações vigentes. Também há consenso que é preciso incentivar a cultura da preservação ambiental, do consumo consciente, do uso adequado dos recursos naturais.

Também estiveram presentes no evento o diretor executivo da Fecomércio PR, Eduardo Gabardo Martins; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Rodrigo Morais da Silva; a superintendente de Meio Ambiente de Castro, Maria Inez Pedrosa Machado, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Castro (Sindicastro), José Marioni Simão; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Castro (CMEG) Vera Lucia Marcondes de Oliveira, do vice-prefeito de Castro, Marcos Bertolini, vereadores, entre outras autoridades.

17/04/2014 às 15:15