Piana recebe credenciais de Cônsul Honorário da República Tcheca

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, foi nomeado Cônsul Honorário da República Tcheca em Curitiba, pelo embaixador Jiri Havlik. As credenciais foram entregues no Palácio Iguaçu, com a participação do governador Beto Richa. O mandato conferido ao presidente Piana é válido pelo período de três anos, com jurisdição no Estado do Paraná. […]

09/03/2018

Participaram da solenidade a Cônsul geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlikova, o Cônsul Honorário de Santa Catarina, Rafael Freitas e assessores do governo e do Itamaraty.

O presidente Piana agradeceu o reconhecimento e se comprometeu em estreitar relações comerciais entre o Estado do Paraná e a República Tcheca, por meio da Fecomércio PR, e com o Mercosul, em que representa a CNC (Confederação Nacional do Comércio), como coordenador empresarial brasileiro no Foro Consultivo Econômico e Social. O embaixador Havlik respondeu que o comércio do país se destaca no segmento gastronômico e na produção de cerveja, frisando que estes são os interesses de intercâmbio.

Beto Richa salientou que Piana é uma das personalidades do estado que mantêm um bom relacionamento com entidades em diversos segmentos. “Tem respeito e admiração pelos líderes de classe. Nós, do Governo do Estado, mantemos parcerias e acatamos muitas vezes as sugestões de Piana em nossas iniciativas”, disse.

Encontro de Negócios

O grupo de empresários e autoridades participantes do Encontro de Negócios
após almoço

Em paralelo foi realizado um Encontro de Negócios na sede da Fecomércio PR. Participaram autoridades e empreendedores do ramo cervejeiro tchecos. O intuito do evento foi estreitar o relacionamento entre Paraná e República Tcheca.

O diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes fez a abertura, apresentou o trabalho do Sistema e destacou principalmente as rodadas de negócios que a câmara realiza frequentemente. O vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt deu as boas-vindas ao grupo em nome do presidente Piana. “Ficamos muito felizes por acolherem nosso convite para esse encontro de negócios. Os laços que unem o Brasil à República Tcheca têm mais de 150 anos e hoje comemoramos a posse do presidente Piana como Cônsul honorário. Com isso abriremos novas fronteiras comerciais entre os Paraná e a República Tcheca. ”, destacou Bittencourt.

Na sequência o representante do Ministério de Assuntos Externos da República Tcheca, Marek Svoboda, falou sobre a tradição da produção de cerveja no país e o que podem oferecer ao Paraná. “Essa é a primeira missão do ramo de cervejas, vinho e tecnologia da República Tcheca no Brasil e espero que seja só o começo de uma grande parceria. A cerveja Tcheca é a melhor do mundo, usamos tecnologia e insumos de primeira qualidade na fabricação da bebida. Sabemos que a produção de cervejas é um grande potencial para a economia brasileira e podemos contribuir apresentando nossas tecnologias e trocar experiências”, ressaltou Svoboda.

Também falaram durante o encontro o Cônsul Honorário da República Tcheca em Santa Catarina, Rafael Freitas; o chairman da seção estrangeira da Câmara de Comércio da República Tcheca, IIja Mazánek; e para fechar a manhã de apresentações, o assessor comercial da Associação Paranaense de Supermercados, Sandro Rossetti apresentou o papel da sua entidade.

Em seguida o grupo seguiu para visitas técnicas à Gauden Bier, fábrica de cervejas localizada no bairro Santa Felicidade, e aos Supermercados Festval e Condor.

Coquetel

A programação do dia terminou com um coquetel em homenagem à República Tcheca, servido no Restaurante-escola do Senac. O evento contou com a presença de integrantes do corpo consular, presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio e comitiva de representantes da República Tcheca.

Durante seu discurso, o embaixador da República Tcheca no Brasil, Jiří Havlík, ressaltou o interesse de seu país em ampliar as relações com o Paraná nas áreas de turismo, cultura e comércio e a importância da nomeação do presidente Piana na conquista desse objetivo. “Nosso país ainda é pouco conhecido comercialmente e temos muito a oferecer. Estamos muito contentes com essa nomeação e temos certeza de que nossas relações irão se desenvolver para benefício mútuo”.

O presidente da Fecomércio PR e agora cônsul honorário da República Tcheca no Paraná, Darci Piana, agradeceu pela confiança e falou dos desafios. “Vou me esforçar ao máximo para suprir as expectativas depositadas em mim. As dificuldades são muitas, mas vou trabalhar para atender toda a demanda que venha surgir e fazer uma boa representação”.

09/03/2018 às 17:16