Percentual de endividamento volta a crescer no Paraná

02/09/2016

Endividamento das famílias é maior em agosto

Famílias paranaenses estão mais endividadas, porém menos inadimplentes

Os paranaenses estão mais endividados, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de agosto, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada regionalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O percentual das famílias endividadas no Paraná cresceu de 87,4% em julho, para 89,1% em agosto.

Este é o quarto aumento consecutivo no índice de endividamento paranaense que, desde maio deste ano, vem sofrendo crescimento gradativo. Ao mesmo tempo, o percentual de famílias com contas em atraso, o percentual daquelas que não terão condições de pagar suas dívidas e também a inadimplência (contas com mais de 90 dias de atraso) apresentaram queda. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a combinação de todos esses fatores representa uma retomada, ainda que tímida, do consumo.

O endividamento nacional apresentou leve aumento. Ele foi de 57,7% em julho deste ano, para 58% em agosto, sendo que 24,4% das famílias brasileiras estão com as dívidas atrasadas e 9,4% disseram que não terão condições de honrar seus compromissos.

Tempo de atraso nas dívidas

O percentual de inadimplência das famílias paranaenses com contas em atraso teve queda, reduzindo de 48,3% em julho deste ano, para 45,9% em agosto. Entre as famílias que recebem mais de 10 salários mínimos, o índice de inadimplência é de 26,9%. Das famílias que recebem até 10 salários, 50% estão inadimplentes.

Tipos de Dívidas

O cartão de crédito, que representa o maior motivo de endividamento das famílias, apresentou queda na utilização com relação ao mês passado, passando de 67% para 65,5% das dívidas das famílias paranaenses. O financiamento de veículos e o financiamento imobiliário, apesar da maior restrição dos bancos à concessão de crédito, continuam sendo outros dois principais meios de endividamento, com 14,5% e 10,1% respectivamente.

02/09/2016 às 14:16