NOTÍCIAS

Parceria visa revitalização do centro comercial de Matinhos

Representantes dos poderes público e privado e empresários de Matinhos estiveram reunidos ontem (20), no Centro de Turismo e Lazer Sesc Caiobá, para um debate sobre a parceria entre Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrae/PR, Prefeitura de Matinhos e empresários locais visando a revitalização do centro comercial da cidade. O projeto de revitalização abrange a […]

21/08/2013

Representantes dos poderes público e privado e empresários de Matinhos estiveram reunidos ontem (20), no Centro de

Turismo e Lazer Sesc Caiobá, para um debate sobre a parceria entre Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrae/PR, Prefeitura de Matinhos e empresários locais visando a revitalização do centro comercial da cidade.

O projeto de revitalização abrange a Avenida Roque Vernalha, Rua Albano Müller e Rua União. Ao poder público, cabe a adequação do espaço, plantio de árvores, troca de luminárias, alargamento das calçadas, a legislação para que o projeto possa ser colocado em prática, dentre outras ações.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o objetivo do encontro foi reunir os empresários e trocar ideias sobre o que pode ser feito para estimular o comércio de Matinhos. Ele citou exemplos de revitalizações que já foram aplicadas em outras cidade do mundo e deram certo e também exemplos brasileiros e paranaenses de ações de sucesso. “Os centros urbanos degradam com o tempo e merecem ser revitalizados e temos exemplos que estes espaços ganham nova vida. Em Curitiba, quando revitalizamos o Paço da Liberdade além da preocupação com o prédio histórico, precisávamos cuidar do entorno e dar ao público acesso aquele local de maneira segura e aprazível”, destacou Piana.

Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, há muitos anos espera-se pela revitalização do centro comercial da cidade. “Com a expertise do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e do Sebrae/PR será possível ver este sonho da população de Matinhos colocado em prática”, ressaltou.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, dar um novo atrativo para os centros urbanos é um processo que exige integração. “O Sebrae/PR tem um compromisso genuíno com o litoral paranaense e é necessário modernizarmos, capacitarmos visando aumentar a atratividade e torná-lo referência no Sul do Brasil”, pontuou.

O empresário Celso Borges da Silva, há nove anos trabalha com a comercialização de vestuários, diz-se esperançoso com este projeto e espera que as melhorias possam ser sentidaso ano todo na cidade.

As entidades parceiras deste projeto, em Matinhos, passam a estruturar e estudá-lo até o fim de dezembro e, em 2014, após a alta temporada, as ações começam a ser aplicadas na cidade.

Também estiveram presentes no evento os diretores regionais do Sesc PR e do Senac PR, Dimas Fonseca e Vitor Monastier; o diretor de Planejamento da Fecomércio PR, Dieter Lengning; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, Milton Araújo Costa; o vice-prefeito de Matinhos, Gentil Rodrigues Arzão; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Matinhos, Márcio do Seda; a gestora do Projeto Varejo e Economia Criativa do Sebrae/PR, Walderes de Lourdes Bello; o assessor Técnico da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva; assessor da Fecomércio PR para assuntos do litoral, Sérgio Juarez Tavares e os gerentes executivos do Senac Caiobá e do Sesc Caiobá, Paula Regina Monteiro Sindeaux e Sérgio das Mercês.

 

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, fala aos empresários de Matinhos e parceiros sobre exemplos bem sucedidos de revitalizações

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, fala aos empresários de Matinhos e parceiros sobre exemplos bem sucedidos de revitalizações

Publicado por admin

21/08/2013 às 18:15

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.