Os 10 anos das universidades tecnológicas de Apucarana e Londrina são contados em livros

Alex Canziani produziu obras simultâneas para mostrar a história dos dois campi. Lançamentos serão no próximo dia 22 de maio

17/05/2017

As importantes conquistas e a história dos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Apucarana e em Londrina, que neste ano comemoram 10 anos de existência, estão sendo contadas, em detalhes, em dois volumes intitulados “Do Sonho à Realidade”, assinados pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani.

Os lançamentos dos dois livros acontecerão no dia 22 de maio. O primeiro, às 9h30, no campus de Apucarana, e o segundo às 17h30, no campus de Londrina. A comunidade universitária e autoridades locais e regionais são convidadas a participar do ato.

As obras trazem depoimentos de alunos, professores e outros personagens que contribuíram para a instalação dos campi da UTFPR em Londrina e Apucarana e contam os detalhes que culminaram nesta importante conquista para a região.

As duas publicações são as mais recentes de Canziani, que em 2013 publicou o livro “Rota do Conhecimento”, pela editora Piá. Assim como da primeira vez, todas as tiragens de “Do Sonho à Realidade” serão doadas para entidades assistenciais realizarem a comercialização para levantamento de fundos.

“Tenho uma satisfação enorme em apresentar estes livros. Neles eu mostro que é possível sonhar e realizar. A concretização daqueles dois campi começou assim, de um pequeno sonho”, conta Alex Canziani, orgulhoso pelas obras. O deputado foi quem iniciou e articulou politicamente a instalação das duas unidades, há dez anos.

As publicações receberam o apoio do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, que viabilizou o projeto editorial e a impressão. “A implantação dos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Londrina e Apucarana foi um marco na educação para as duas cidades e região. Da mesma forma, o Sistema Fecomércio Sesc Senac busca levar cada vez mais qualificação profissional e qualidade de vida para a população do Paraná. Por isso, iniciativas como essa, que contam histórias de superação e dedicação à comunidade, merecem nosso apoio e devem ser enaltecidas”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que estará presente nos dois eventos.

Para formatar e estruturar o conteúdo editorial, Alex Canziani contou com a colaboração dos jornalistas paranaenses Rogério Fischer e João Arruda, e dos repórteres Fábio Blanco e Henrique Lhamas (fotografias). O projeto gráfico ficou por conta de Edvaldo Jacinto Correia. Toda a equipe foi supervisionada pelo jornalista londrinense Marcelino Jr..

17/05/2017 às 13:11