Minimercado modelo em Curitiba funcionará como um ‘laboratório’ para estudantes e empresários do varejo

Espaço, construído na Universidade Positivo, numa parceria com Sebrae/PR, Fecomércio, Senac, Escola de Comunicação e Negócios da UP, Sinca e Rede Condor, promoverá ensino, pesquisa e teste de novas tecnologias e tendências  O Sebrae/PR, a Federação do Comércio (Fecomércio), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo […]

25/11/2014

O Sebrae/PR, a Federação do Comércio (Fecomércio), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP), o Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná (Sinca PR) e a Rede Condor inauguram nesta quarta-feira, dia 26, em Curitiba, um minimercado modelo de 80 metros quadrados, espaço que funcionará como laboratório e loja experimental para estudantes, empresários, lideranças empresariais e futuros empresários do varejo.

A inauguração do ‘Laboratório de Varejo e Loja Modelo’ será às 22 horas, no bloco amarelo da UP, logo após o seminário de encerramento da edição 2014 do Programa Varejo Mais – Mais Vendas, Mais Competitividade, uma realização do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, que começa às 19 horas no auditório, logo em frente ao minimercado modelo.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos e Laboratório de Varejo da UP, Fabíola Paes, o minimercado modelo “tem como objetivo ser um polo gerador que prepara profissionais para atuações práticas, como atendimento, merchandising, análise de comportamento do consumidor, treinamentos e testes de novas tecnologias”. A ideia, segundo ela, é “sensibilizar, informar e difundir conceitos entre estudantes, empresários, empreendedores e dirigentes empresariais sobre as tendências no varejo”.

O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio atendem atualmente cerca de 100 pequenas empresas que se encaixam no perfil de minimercado e, no entendimento das entidades, é um setor economicamente promissor, razão pela qual são parceiras no Projeto Varejo Top Loja – Minimercados. A proposta, iniciada há dois anos, tem como objetivo capacitar micro e pequenas empresas do segmento para competir com grandes redes que passaram a atuar também no formato de minimercados em bairros.

“Os empreendedores que estão à frente dos minimercados têm o desafio de competir de igual para igual mesmo com concorrentes de peso como os hipermercados. Para isso, precisam se qualificar”, avalia o coordenador estadual de Varejo, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior.

Na avaliação de Osmar Dalquano, é preciso incentivar os estudantes para que enxerguem no varejo grandes oportunidades de negócios. “Queremos que os alunos analisem o varejo como um negócio próspero”, completa. Segundo o coordenador do Sebrae/PR, a ideia é estender o espaço para outros segmentos de mercado a cada dois anos, mudando o seu tema, que hoje é minimercado, para outros, como confecções e acessórios, construção civil.

Fabíola Paes, da UP, conta que a criação do ‘Laboratório de Varejo’ foi baseada na ideia de simular o ambiente de uma loja real, no caso a de um minimercado, com todos os setores de compra e gôndolas que este tipo de loja dispõe – açougue, padaria, setor de frutas e verduras, perfumaria. Porém, com uma diferença significativa: os serviços são automatizados com as últimas tecnologias disponíveis e soluções em e-commerce, servindo de inspiração para quem quer estudar ou se arriscar no segmento.

Um desses serviços, por exemplo, é o self checkout, que permite que os clientes paguem pelas compras de forma autônoma. Pode-se dizer que se trata de um minimercado inteligente, pois conta com vários serviços inteligentes, entre os quais: expositores, araras e sistemas de caixa. Cada detalhe foi minuciosamente pensado para dar maior conforto e comodidade aos clientes, desde a sonorização e iluminação, passando pela comunicação e a sinalização até a aromatização dos ambientes, o marketing olfativo.

Osmar Dalquano destaca a importância dos apoiadores e fornecedores tecnológicos do ‘Laboratório de Varejo’. “São empresas que vão demonstrar como essas tecnologias funcionam em um ambiente quase real.” Ele também chama a atenção para a variedade de atividades previstas para o espaço: práticas de ensino, cursos para empreendedores, pesquisas acadêmicas, pesquisas de mercado junto aos consumidores, sobre novas tendências e novas tecnologias aplicadas a minimercados.

Como foi concebido como apoio ao ensino, o ‘Laboratório de Varejo e Loja Modelo’ dá acesso direto à sala de aula e vice-versa. Junto à padaria do minimercado, está a porta que faz a ‘ponte’ entre a loja modelo e a sala de aula, entre a teoria e a prática.

Inauguração ‘Laboratório de Varejo e Loja Modelo’

26 de novembro, às 22 horas, na Universidade Positivo