NOTÍCIAS

Com Selo Alimentos do Paraná, mais 101 pequenos negócios se reforçam para ampliar mercado

Representantes de 101 micro e pequenas indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas de diversas regiões do Estado receberam, nesta terça-feira (10), no Sebrae/PR em Curitiba, os atestados de conformidade do Selo Alimentos do Paraná. A certificação atesta a eficiência de processos de acordo com as exigências legais de segurança e qualidade alimentar, além […]

11/04/2018

Representantes de 101 micro e pequenas indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas de diversas regiões do Estado receberam, nesta terça-feira (10), no Sebrae/PR em Curitiba, os atestados de conformidade do Selo Alimentos do Paraná. A certificação atesta a eficiência de processos de acordo com as exigências legais de segurança e qualidade alimentar, além da gestão empresarial, dentro do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Realizado pelo Sebrae/PR, com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no comitê gestor, o Programa Selo Alimentos do Paraná objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas. A metodologia segue as normas sanitárias vigentes e o modelo do MEG. Todo o processo tem como avaliador o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Na cerimônia de certificação, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou o Programa como um diferencial para a competitividade. “As empresas que recebem o Selo estão assegurando aos clientes que os produtos são reconhecidos, certificados e têm qualidade. Compete também saudar os empreendedores que, mesmo em período de crise, dispensaram tempo e recursos para trabalhar na melhoria da gestão de seus negócios”, pontuou. Tioqueta evidenciou que o número de participantes saltou de 23 em 2015, ano da primeira edição, para 101 em 2017.

Julio Cesar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR, ratificou a importância do Selo no resultado dos negócios, lembrando que o Programa também realiza ações de mercado. “As empresas que participaram das rodadas de negócios em 2017, mesmo em um ano em que o Brasil que cresceu menos de 1%, aumentaram a carteira de clientes em 8%, realizando, em média, sete vendas para cada um dos novos contatos, com um aumento de 7% em seus faturamentos”, exemplificou.

Representando o Comitê Gestor do Programa, o presidente da Fecomércio PR e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Darci Piana, recordou a ideia que motivou a implantação da iniciativa no Estado. “Quando presidi o Conselho Deliberativo do Sebrae, fizemos uma viagem à Itália e surgiu essa ideia de trazer melhorias ao segmento de alimentos do Paraná. Lá, visitamos microempresas e cooperativas e fizemos grandes parcerias, para que o Paraná pudesse dar um passo decisivo para a melhoria da nossa cadeia de alimentos. O resultado disso está aqui, com 101 empresas certificadas pelo programa que merecem o nosso respeito por terem alcançados resultados positivos neste ciclo”, enfatizou.

Evolução

As 101 empresas certificadas evidenciam o próprio crescimento e amadurecimento do Programa, que na última edição contou com 68 empresas chanceladas, e um aumento de 90% nas médias de conformidade certificadas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). “Esse projeto em especial nos dá muita alegria, pois estamos aqui com esse trabalho que garante segurança aos negócios e aos consumidores dos produtos e serviços que essas empresas disponibilizam. Quanto mais as empresas atendem a legislação e têm seu modelo de gestão avaliado, melhores são seus resultados. E, consequentemente, para seus recursos investidos, o retorno também é de certa forma garantido”, observou o diretor-presidente do Tecpar, Julio Cesar Félix.

Representando a Fiep, o assessor da presidência, João Arthur Mohr, ressaltou que o setor de alimentos é o mais representativo da indústria do Paraná. “Atualmente, responde por 27% das receitas líquidas de vendas industriais do Estado, o que corresponde a cerca de R$ 55 bilhões ao ano. São quatro mil estabelecimentos industriais, que geram cerca de 187 mil empregos diretos. O Selo traz como benefício às micro e pequenas empresas mais organização interna, redução de custos, aumento da participação no mercado, além de visibilidade comercial”, afirmou.

Já o diretor Geral da Abrasel, Luciano Bartolomeu, afirmou que as empresas chanceladas com o Selo terão preferência de seus associados. “Quando uma entidade como o Sebrae/PR faz uma certificação como essa, donos de bares e restaurantes sentem-se mais seguros ao oferecer tais produtos. Quem ganha é nosso maior cliente: o consumidor final”, ponderou.

O diretor da Apras, Helton Parizotto, afirmou que ter produtos com o Selo Alimentos do Paraná dentro de suas lojas é um chamariz para novos clientes. “O consumidor está muito exigente e busca por uma diferenciação. O Selo traz esta alta qualidade comprovada”, testemunhou.

Premiadas

A Adega Porto Brazos, de Ponta Grossa, com 99,13%, obteve o maior índice de conformidade entre todas participantes e foi melhor colocada na categoria Bebidas. De acordo com Anneleen Dewulf, responsável técnica e sócia da indústria, esta é a segunda vez consecutiva que participam do Programa. “No ciclo 2016, conquistamos 80% de conformidade. Mas, de lá para cá, trabalhamos fortemente o MEG, as boas práticas de fabricação e reestruturamos a empresa em todas as suas áreas. Esse conjunto de ações resultou em um crescimento de 30% da Adega”, comemora. Confira os destaques de cada categoria:

Alimentos funcionais
1º Bicoitos Kerber (Umuarama);
2º Verde Brasil Alimentos Orgânicos (Piraí do Sul) ;
3º Semprebom (Maringá).

Alimentos prontos e pré-prontos
1º Maria Maria Soluções (Curitiba);
2º Pipoca do Gugui (Apucarana) ;
3º Petit Chef (São José dos Pinhais).

Bebidas
1º Adega Porto Brazos (Ponta Grossa);
2º Belo Pomar Polpas de Frutas (Ivaiporã);
3º Chá da Serra (Guarapuava).

Origem animal
1º Samollé (Quatro Pontes);
2º Coofamel (Marechal Cândido Rondon);
3º Salumeria Romani (Mandirituba).

Origem vegetal
1º Botânica Hortifruti (Toledo);
2º Anfrut (Marialva);
3º Soeto Alimentos (Joaquim Távora).

Também prestigiaram a premiação o diretor executivo da Abrasel, Luciano Bartolomeu; o diretor da Apras, Elton Jorge Parizotto; o representante da Fiep, João Arthur Mohr; o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agustini; o diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, José Gava Neto; a gerente do Tecpar Certifica-ção, Tania Maria Melo de Carvalho; o gerente da unidade de Ambientes de Negócios Empresariais do Sebrae/PR, Cesar Reinaldo Risseti; o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, entre outras autoridades.

Confira abaixo todas as empresas certificadas pelo programa em 2018:

Categoria Nome Fantasia Razão Social
Alimentos Funcionais A Maçã Organic Boutique A Maçã Agroindustria e Comércio de Produtos LTDA ME
Apisnutri P. S. da Costa Produtos Alimentícios – EPP
Biscoitos Kerber Silverio Jacob Kerber – Umuarama – ME
Semprebom Semprebom Industria de Produtos Naturais LTDA – ME
Super Saúde Nutri Super Saúde Nutricional LTDA – ME
Supra Ervas Supra Ervas Bebidas e Alimentos LTDA – ME
Verde Brasil Alimentos Orgânicos Verde Brasil Alimentos LTDA – EPP
Alimentos Prontos e Pré-Prontos Bem Mais Alimentos Bem Mais Alimentos LTDA
Cristal Massas Cristal Indústria de Alimentos LTDA – ME
Fredericos Fredericos Refeições LTDA – ME
Hurdle Concept Technology HCT Produtos Alimentícios Eireli EPP
Jeito Mineiro Jeito Mineiro Restaurantes LTDA – ME
Nutrimassas e Salgados L. dos Santos & Santos LTDA – ME
Nutry Sabor Multi Sabor Alimentos LTDA – ME
Oyshi Salgados de Mandioca C S W Comércio de Alimentos
Pastel do Vitor Vitor Mario Alves
Petit Chef Petit Chef Alimentos LTDA – ME
Prandi Salgados E. M. Prandi & CIA. LTDA – ME
Realeza Alimentos Ponto do Nhoque – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA – ME
Riviera Alimentos Riviera Alimentos – Eireli – ME
Salgaderia Sabor Mineiro Salgateria Sabor Mineiro LTDA – ME
Tavares Massas Luis Fernando Maciel
Tradição Minas N.M.F. 3 – Indústria e Comércio de Produtos Alimenticios LTDA – ME
Biscoitos Tick Titos Tick Titos Alimentos Eireli – ME
Delícia de Sabor Panificadora e Confeitaria Kidelicia LTDA – ME
La Patisserie La Patisserie Pães e Doces LTDA – ME
Panetteria Palhano Panetteria Palhano Pães e Doces LTDA – EPP
Paneville Pepepan Produtos Alimenticios LTDA – ME
Panificadora Roma Roma Foz Panificadora LTDA
Pãozinho Tia Maria A & F Indústria e Comércio de Pães LTDA
Viterale Viterale Indústria e Comércio de Alimentos LTDA – ME
Alimentos Beija-Flor Martins & Zafalon LTDA – ME
Doce Brasil RZ Indústria e Comercio de Produtos Alimenticios LTDA – ME
Doce Fado Paulo Cesar Sousa Cordeiro EIRELI ME
Doces Rural Caseiro Industria e Comércio de Doces Rural LTDA – ME
Dudota Doces Almeida & Dota LTDA – ME
Gelatina Tremendinha Nina Giovanelle LTDA – ME
Maria Maria Soluções Prado Pereira Alimentos LTDA
Markito Doces Liane Maria Antes Monteiro – ME
Mundo das Coberturas Comércio de Chocolates Mundo das Coberturas Comércio de Chocolates LTDA – ME
Nobre Alfajor A C Nascimento Nobre Alfajor ME
Pipoca do Gugui Indústria e Comercio de Alimentos Caldani LTDA – ME
Q Doce Sabor Q Doce Sabor LTDA – ME
Oficina do Sorvete Oficina do Sorvete LTDA – ME
Q Delicia João Paulo Klossoski – ME
Rafaelato Gelato e Caffe Rafaelato Alimentos LTDA – ME
Sorvetes Treviso Mauro Favaro – ME
Bebidas Adega Bassi Adega Bassi Envasadora e Distribuidora de Bebidas LTDA – ME
Adega Porto Brazos Indústria de Sucos e Vinhos Porto Vila Velha LTDA – ME
Água Mineral Havai Indústria e Comercio de Água Mineral Havai LTDA – ME
Alimentos Liechocki Liechocki & Liechocki LTDA
Belo Pomar Polpas de Frutas Ghizoni & Ferreti LTDA – ME
Café Capricho Indústria e Comércio de Café Capricho LTDA – ME
Cervejaria Brewger H2 MP Industria de Bebidas LTDA ME
Chá da Serra Silmara Aparecida Fagundes Schier
Charoma Aroma Chá Brasil LTDA – ME
Coaviti Cooperativa Agroindustrial dos Viticultores – Coaviti
Donau Bier Reinerth Indústria e Comércio de Bebidas e Conservas LTDA – ME
Pegue + Trimpler Chás e Condimentos EIRELI – ME
Terra Mate Chimarra Indústria e Comércio de Erva Mate LTDA – EPP
Terrara Alimentos Solidex Ambiental Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA – ME
Origem Animal Casa de Carne Evarini Gilmar Possato Evarini – Casa de Carnes – ME
Embutidos Starck Embutidos Starck Eireli – EPP
Empório da Tilápia Empório da Tilápia Indústria e Comércio LTDA – ME
Fricorbelia Frigorifico Corbelia LTDA – EPP
Frigorifico Sigma Suiavi Alimentos LTDA
Frigorosa Frigorosa Indústria de Alimentos LTDA – EPP
Frispar Frispar Frigorifico Sudoeste do Paraná LTDA
Linguiças Passarin Passarin & de Lima LTDA ME
Mimosa Serviços Mimosa Serviços LTDA – ME
Salumeria Romani Bragança Alimentos LTDA – ME
Samollé Indústria de Frios Samolle LTDA – ME
Seleção Monjoleiro Seleção Monjoleiro EIRELI – EPP
Super 500 S.J. Rucker Alimentos – ME
Laticinio Nutrilak Laticinio Pinheirinho LTDA – ME
Laticinios Progresso Iliana T.C. Trmbeta & CIA LTDA – ME
Laticinios Santa Inêz Laticínios Santa Inês LTDA
Queijos Monte Fuji Tsuyoshi Tsukada & CIA LTDA – ME
Apiários Umuarama Anizio Carlos Giuseppin – ME
Apiários Wal-Luz Associação de Apicultores do Noroeste do Paraná – Apinor
Apisommer Apisommer Fábrica de Prod. Alim. E Com. De Pdts Apicolas LTDA – ME
Coofamel – Marechal Coofamel Cooperativa Agrofamiliar Solidária
Coofamel – Santa Helena Coofamel Cooperativa Agrofamiliar Solidária
Essenza Essenza Comércio Indústria Farmaceutica LTDA – EPP
Napisul Núcleo dos Apicultores da Região Suleste do Paraná
Origem Vegetal Annihaus Alimentos Anibela Maria Feltz Pajewsky – ME
Fratelli Indústria – Guaraqueçaba Fratelli Indústria e Comércio LTDA – EPP
Fratelli Indústria – Vale do Rio Nunes Fratelli Indústria e Comércio LTDA – EPP
Gibki Agroindústria Renato Boszcz
Soeto Alimentos Soeto Alhos e Conservas LTDA – ME
Temperbom Alhos & Temperos Aldez Comércio Atacadista de Alimentos LTDA
Tempero do Osmar Romildo de Jesus Silva Cia LTDA – ME
Quinta do Sabor Maria Goreti da Cruz Ivankio
Tudo Fresco Tudo Fresco Ind. e Com. de Alimentos e Especiarias Naturais
Anfrut Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores
Botânica Hortifruti Botânica Horticultura LTDA – EPP
Scremin Hortifrutigranjeiros Scremin LTDA
Alimentos Dona Eulália Alimentos Dona Eulália LTDA – ME
Talita Alimentos K L P Indústria e Comércio de Alimentos LTDA – ME
Moinhos Hermann Hermann Indústria e Comércio de Trigo LTDA
Sabor do Campo Comércio de Cereais Sabor do Campo LTDA – ME

Publicado por admin

11/04/2018 às 17:18

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.