Mais famílias mostram condições de saldar contas atrasadas em fevereiro

Endividamento, contas em atraso e impossibilidade de pagamento mostram retração no Estado

09/03/2017

Os paranaenses estavam um pouco menos endividados em fevereiro. Na comparação com janeiro, quando 87% das famílias possuíam algum tipo de dívida, em fevereiro o percentual baixou para 86,2%. Também houve redução na parcela de consumidores com contas em atraso, que saiu de 27,6% em janeiro para 26,5%, bem como na falta de condições de pagamento, que afligia 12,3% dos endividados e agora é relatada por 10,8%. A pesquisa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Apesar da melhora na situação do endividamento, os indicadores permanecem acima da média nacional, que ficou em 56,2%, e são superiores aos dados registrados no mesmo período do ano passado.

A inadimplência, ou seja, o atraso superior a 90 dias, atinge quase metade (49,8%) das famílias que estão com as contas atrasadas. Neste ponto também houve evolução, uma vez que em janeiro, os inadimplentes chegavam a 55,9% dos consumidores com débitos em atraso.

Endividamento entre as classes econômicas

Em função da maior disponibilidade de crédito, o consumidor com renda familiar acima de dez salários mínimos é sempre o mais endividado. A partir do mês de julho de 2016 o nesta faixa econômica passou dos 90% e desde então não saiu mais desse patamar. Em fevereiro houve diminuição considerável e passou de 94,1% em janeiro para 87,5%.

Entre as famílias com renda até dez salários mínimos a taxa de endividamento subiu um pouco, passando de 85,6% para 86% em fevereiro.

Mesmo com número maior de dívidas, as famílias das classes A e B possuem condições mais favoráveis para pagamento dos débitos pendentes, tanto que apenas 14,9% possuem contas em atraso e somente 6,5% acreditam que não terão condições de pagá-las.

Já nas classes C, D e E, 28,9% dos consumidores possuem dívidas atrasadas e 11,6% não têm condições de pagar.

Nível de endividamento

O Paraná é um dos três estados com maior percentual de endividados do Brasil, sendo que 67,9% das famílias nesta situação possuem de 11% a 50% da renda comprometida com dívidas, ante 49,3% da média nacional. Em compensação, 21,5% dos brasileiros estão com mais de metade dos rendimentos já predestinados ao pagamento de contas, ante 18,8% de paranaenses na mesma condição.

Tipos de dívida

O cartão de crédito representou 70,5% dos motivos de endividamento em fevereiro. Houve uma pequena elevação comparada ao mês anterior, quando o cartão de crédito concentrava 68,1% das dívidas das famílias paranaenses.

O financiamento imobiliário (10,9%) e o financiamento de veículos (9,7%) continuam como outros dois principais fatores de endividamento, mesmo demonstrando queda com o passar dos anos por conta da maior restrição dos bancos à concessão de crédito.

Assessoria de Imprensa:
Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br