Índice de endividamento das famílias paranaenses segue estável em abril

O percentual de famílias paranaenses endividadas está em 87% no mês de abril segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Houve aumento irrelevante, tanto na comparação com março (86,2%) e abril do ano passado (85,6%). No […]

29/04/2015

No cenário nacional, no entanto, a pesquisa mostra que, em abril, o percentual de famílias endividadas alcançou 61,6%, o que representa uma alta em relação aos 59,6% observados em março, mas uma queda em relação aos 62,3% de abril de 2014.

Contas em atraso e condições de pagamento
O número de endividados com contas em atraso se manteve estável no Paraná, com 25%, enquanto o percentual de pessoas que não terão condições de pagar suas dívidas ficou em 11,7%, leve alta em relação a março (11,4%) e abril de 2014 (9,2%).

percentuais de endividamento

Em 12 meses, aumentou o percentual de paranaenses que reconhecem estar muito endividados, passando de 17,2% em abril de 2014 para 25,4% neste mês. Os que se classificam como moderadamente endividados representam 40,3%, os poucos endividados 21,3% e 13% não possuem dívidas desse tipo.

O número de endividados com contas em atraso se manteve estável, com 25%, enquanto o percentual de pessoas que não terão condições de pagar suas dívidas ficou em 11,7%, leve alta em relação a março (11,4%) e abril de 2014 (9,2%).

Tipo de dívida
O cartão de crédito é a principal concentrador das dívidas, utilizado por 65,2% dos paranaenses para parcelamentos. O percentual dos adeptos dessa modalidade de crédito teve redução com relação ao mesmo mês do ano passado, quando o cartão representava 67,7% das dívidas.

A utilização das modalidades de crédito difere entre as classes socioeconômicas. O cartão de crédito é mais utilizado pelas classes A e B, com 67,1%, contra 64,8% entre as classes C, D e E. O cheque especial praticamente foi abolido pelas famílias com renda superior a dez salários mínimos, da mesma forma que o cheque pré-datado e o carnê. Este último ainda configura-se como uma opção usual de compras parceladas para 7,6% das famílias com rendimentos mensais de até dez salários mínimos.

O financiamento de veículo e da casa é mais evidente entre as classes mais altas, com 15,1% e 11,6%, respectivamente. Já entre as classes C, D e E, representam, 11,8% e 8,1%.

Tempo de atraso nas dívidas
Entre as famílias com contas atrasadas (25% do total de endividados), 55,2% dos casos já ultrapassam 90 dias e por isso são considerados inadimplentes e têm seu nome incluso nos sistemas de proteção ao crédito. O tempo médio de comprometimento com as dívidas é 7,5 meses. O percentual médio da renda comprometida dessas famílias com dívidas é de 32,1%, sendo que 20,1% dos consumidores têm mais de 50% dos rendimentos já vinculados a despesas contraídas.

Texto: Karla Santin

29/04/2015 às 16:50