Guerreiro do Comércio celebra 8ª edição

A noite de sexta-feira (19) foi marcada por homenagens, reconhecimento e comemoração, na 8ª Edição do Guerreiro do Comércio do Paraná. Quarenta e sete empresários receberam o importante título deste ramo de atividade, duas personalidades receberam Comendas do Comércio, além de ser entregue uma Homenagem Especial. A solenidade com a entrega dos troféus, seguida de […]

22/07/2013

A noite de sexta-feira (19) foi marcada por homenagens, reconhecimento e comemoração, na 8ª Edição do Guerreiro do Comércio do Paraná. Quarenta e sete empresários receberam o importante título deste ramo de atividade, duas personalidades receberam Comendas do Comércio, além de ser entregue uma Homenagem Especial. A solenidade com a entrega dos troféus, seguida de jantar, foi realizada no centro de eventos ExpoUnimed, em Curitiba.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, destaca que o Guerreiro do Comércio é uma das maiores homenagens desse segmento não só do Paraná, mas de todo o Brasil. “Nossa Federação destaca muitas pessoas do estado. Pretendemos, com este evento, abranger todas as regiões, e, assim, condecorar representantes de todas elas. Devemos muito a estes empresários, pois eles que desenvolvem nosso estado, sendo responsáveis por 64% do PIB do Paraná”, explicou.

Segundo Piana, para ser um guerreiro é necessário ter um perfil trabalhador. São aqueles empresários que lutam para superar a inadimplência, as crises econômicas, a concorrência, as altas taxas tributárias e as vendas pela internet. “Esta homenagem é o mínimo que podemos fazer por estes empresários. Pessoas que além de fazer o papel de cidadãos, atuam com ética, responsabilidade e se somam à grandeza do comércio do Paraná”, disse.

A solenidade contou com diversas personalidades, entre outros destaques do cenário estadual e nacional, como o deputado federal, Rubens Bueno. “Este evento reúne a força do empresário do Paraná. Costumo dizer que quem trabalha no comércio desempenha uma verdade arte solidária e fraterna. Esta honraria é muito importante no setor empresarial e para a sociedade. Pois estes guerreiros representam todos aqueles que lutam no dia a dia para oferecer um bom produto, e, além disso, credibilidade”, comentou.

O Governo do Paraná foi representado pelo Chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes. Ele destacou que estes guerreiros simbolizam todos que trabalham e produzem para o comércio. “É uma homenagem muito justa aos que efetivamente desenvolvem nossa sociedade. O comerciante é alguém importante para as relações não só estaduais, mas internacionais. E isso já acontece há muitos anos, desde os períodos de colonização. Parabenizo a Fecomércio PR por esta iniciativa”, ressaltou.

Comendas e homenagens

O presidente Piana também recebeu uma condecoração. A Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição do Deputado Wilson Quinteiro, concedeu a ele Menção Honrosa e congratulações pela realização da 8ª Edição do Guerreiro do Comércio.

As comendas foram conferidas a dois destaques paranaenses. Um deles é o reitor da Universidade Federal do Paraná (UPFR) e professor Zaki Akel Sobrinho, que recebeu o título por sua excelente gestão à frente da entidade de ensino mais antiga do País, que completou 100 anos no fim de 2012.

A outra comenda foi conferida ao empresário Carlos Antonio Gusso, presidente da Risotolândia, por representar a excelência no empreendedorismo do estado. O estabelecimento iniciou como um pequeno restaurante, e, com o passar dos anos, evoluiu para um complexo industrial modelo no país. O presidente comemora os 60 anos do empreendimento e a comenda. “Entre as quase 200 homenagens que recebi, esta da Fecomérico PR é muito especial para mim, pois é correspondente ao meu ramo de atividade. Ultrapassamos a contratação de cinco mil funcionários e servimos diariamente 550 mil refeições. Esta condecoração foi surpresa para mim e motivo de muita emoção”, disse. Seu trabalho social também é muito reconhecido, pois coordena 40 ações voltadas ao terceiro setor. “Fico muito feliz em praticar ações sociais e ver que estou alcançando novos objetivos. Este título que recebo é um incentivo em continuar a luta”, comemora.

Quem recebeu a Homenagem Especial foi o empresário de Arapongas, Sérgio Oeda, que gere há 10 anos o comércio fundado há seis décadas por seus pais. “É muito emocionante receber este prêmio, pois penso no que meus pais fizeram até hoje, por isso também estendo a eles. Os japoneses são muito trabalhadores e honestos. Esta homenagem é um estímulo para continuar crescendo”, comentou.

Guerreiro em números

Desde o ano de 2006, data da primeira edição, foram homenageados 398 empresários paranaenses do comércio de bens, serviços e turismo. O Paraná, conta atualmente, com 478 empresários, responsáveis por gerar 1,8 milhões de empregos.

Confira a cobertura completa do evento, com outros detalhes e fotos no Boletim Especial do Guerreiro do Comércio 8ª Edição, que será publicado na próxima quinta-feira (25).

Todas as fotos já estão disponíveis no flickr.com/fecomerciopr. Acesse!

22/07/2013 às 19:33