Grupo de autopeças participa de fechamento da Missão de Taiwan

O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, convidou o grupo que integrou a comitiva do setor de autopeças que viajou a Taipei, Taiwan, para participar de uma reunião de fechamento da missão internacional. O encontro aconteceu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), na sexta-feira (27). Dos nove empresários que viajaram a Taipei […]

30/11/2015

Dos nove empresários que viajaram a Taipei entre os dias 25 e 31 de outubro, quatro estiveram presentes na reunião. Na ocasião, Rui Lemes fez uma apresentação do trabalho desenvolvido pela Fecomércio PR no âmbito internacional, sobretudo com relação as missões emissivas e receptivas promovidas.

Essa foi a segunda missão a Taipei liderada pela entidade. Em junho, um grupo formado por empresários dos segmentos supermercadista e atacadista distribuidor viajou ao país asiático, a convite da Taiwan Trade Center (Taitra) – órgão ligado ao governo taiwanês. Na época, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre as entidades e que, de acordo com o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, possibilitou essa nova missão.

Fechamento
Participaram do encontro de fechamento o diretor comercial da Injepeças, Rodrigo Seiki Miyake; a gerente financeira da RMM, Michelle Miyake; o diretor da Morocar, Marcelo Moro; o diretor comercial do Grupo Bianchi, Adenir José Silvestre e Rafael Bianchi. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, também recebeu o grupo durante a reunião do Conselho da Fecomércio PR.

O empresário Rodrigo Seiki Miyake já havia integrado outra comitiva liderada pela Fecomércio PR a Coreia do Sul. De acordo com ele, a qualidade dos produtos ofertados pelas empresas taiwanesas foi um ponto forte da missão a Taipei. “Para a nossa empresa foi de grande proveito essa viagem. Nós pudemos conhecer várias indústrias que tem a ver com o nosso negócio. São produtos de extrema qualidade em relação aos que são produzidos e comercializados pela China, porém com preço um pouco mais caro. Agora estamos na fase de estudos com relação a esses preços, quantidades e estamos aguardando o envio de amostras de produtos para fazermos alguns testes”, comentou.

O diretor da Morocar, Marcelo Moro, também ressaltou a organização da missão tanto pela Taitra quanto pela Fecomércio. “Além da qualidade que foi observado por todos nós, o quesito organização, pontualidade e objetividade devem ser destacados nessa missão. Embora o preço não seja
muito competitivo e o atual momento econômico brasileiro não seja favorável, acredito que a missão abriu as portas para futuras negociações”, pontuou.

Marcelo Moro e Adenir José Silvestre, do Grupo Bianchi, também integraram a comitiva que viajou de Taipei a Las Vegas, Estados Unidos – com coordenação da Fecomérico PR, ao lado de mais quatro representantes de empresas paranaenses. Segundo Bianchi, tanto a viagem de Taiwan quanto a aos Estados Unidos propiciou novas vivências e olhares com relação às práticas diárias dentro da própria empresa. “Foi a minha primeira experiência internacional e acredito que como visão de mercado, isso sempre vem a agregar os nossos negócios no dia a dia. O entrave é o atual momento político e econômico que enfrentamos seja pela diferença cambial ou, até mesmo, pela incerteza que temos do futuro. Quando falamos em relações internacionais e importação, não pensamos isso a curto prazo, mas a longo prazo e, hoje, fica difícil arriscar”, concluiu.

30/11/2015 às 15:29