Governo do estado entrega Ordem do Pinheiro a ministros do STF

O governador do Paraná, Beto Richa, entregou a honraria máxima do estado, a Ordem do Pinheiro, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e ao ministro do STF, Luiz Edson Fachin, na última sexta-feira (31), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A comenda foi criada em 1972 e desde então é símbolo de […]

03/08/2015

A comenda foi criada em 1972 e desde então é símbolo de gratidão dos paranaenses a pessoas que contribuem para o desenvolvimento do estado. Costumeiramente a homenagem é entregue a pessoas de notório saber ou com serviços relevantes prestados à comunidade, no dia 19 de dezembro, data em que se comemora a emancipação política do Paraná. Em virtude das agendas dos ministros, a cerimônia foi antecipada. “A Ordem do Pinheiro exprime o reconhecimento do povo paranaense aos cidadãos brasileiros que se destacam nas mais diversas áreas de atividade e que contribuem para o desenvolvimento econômico, social, científico, jurídico e cultural”, pontuou o governador.

Richa acredita que o país tem desafios a serem vencidos, que as circunstâncias são preocupantes, mas destaca que não há uma crise institucional. “As instituições brasileiras mostram-se sólidas e atuantes e o Supremo Tribunal Federal, aqui tão bem representado, destaca-se como o maior avalista deste processo que aglutina todas as correntes representativas da opinião pública nacional”, ressaltou.

O ministro Fachin, que assumiu uma cadeira no STF, em janeiro deste ano, é o primeiro paranaense no STF desde Ubaldino do Amaral, há mais de 120 anos. “O ministro Fachin radicou-se no Paraná ainda jovem, foi adotado pelos paranaenses, formou-se na Universidade Federal do Paraná e tem aqui a sua família, amigos e laços sentimentais”, enfatizou Richa.

Para o homenageado, a outorga é um reconhecimento pelo trabalho que vem desempenhando. “Passei minha infância em Toledo e tive minha vida solidificada em Curitiba. Assumi uma cadeira na Suprema Corte como exemplo da força da união de lideranças do Paraná. Agradeço esse reconhecimento, pois não teria feito sozinho o percurso.”, disse  Fachin.

Já Lewandowski, natural do Rio de Janeiro, acredita que a homenagem a ele entregue trata-se de um reconhecimento à magistratura. “É um elogio à magistratura pela participação ativa no esforço de garantir a paz social do Brasil, que passa por uma crise econômica momentânea”, afirmou Lewandowski.

Estive presente na cerimônia, o vice-presidente da Federação do Comércio do Paraná, Ari Faria Bittencourt, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, além de secretários de estado, autoridades estaduais, militares e convidados.

03/08/2015 às 13:28