Femucic completa 40 edições

Mais de mil e trezentas inscrições de músicos e compositores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal foram recebidas pelo Sesc PR somente nesta edição. Trinta músicas foram selecionadas pela Comissão Organizadora da 40ª edição do Festival de Música Cidade Canção (Femucic), formada por técnicos de cultura do Sesc Maringá, professores do Centro […]

01/06/2018

Mais de mil e trezentas inscrições de músicos e compositores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal foram recebidas pelo Sesc PR somente nesta edição. Trinta músicas foram selecionadas pela Comissão Organizadora da 40ª edição do Festival de Música Cidade Canção (Femucic), formada por técnicos de cultura do Sesc Maringá, professores do Centro de Difusão Musical e curadores externos. As apresentações ocorrem de 14 a 16 de junho, no Teatro Calil Haddad, em Maringá. No entanto, desde o dia 11 de junho a cidade vai respirar música com os projetos paralelos.

A edição comemorativa de 40 edições contará com o show de encerramento de Elen Oléria e Banda, vencedora do primeiro The Voice Brasil, em 2012. Outra novidade é que foram selecionadas 13 músicas já apresentadas em edições anteriores, que rememoram os melhores momentos do festival.

O Femucic, promoção do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Prefeitura de Maringá e RPC, contribui para o desenvolvimento da produção musical do Paraná e das diversas regiões do país, como meio de difusão e valorização da cultura.

A trajetória musical

A primeira edição do Femucic ocorreu em 1977, quando o festival ainda tinha caráter competitivo. Este período se estendeu até 1992, com 24 músicas apresentadas por edição, totalizando 384. Em 1993 iniciou a fase de mostra sem competição. Esta edição contou com 39 músicas apresentadas. O ano de 1994 foi o único em que não houve o evento. De 1995 a 2014, o festival contou com 50 músicas apresentadas por edição, totalizando 1mil apresentações. Nos últimos três anos, com a redução das noites de apresentação e aumento das ações paralelas, o palco do Calil Haddad recebeu 26 músicas por edição, de 2015 a 2017, totalizando 78 músicas. Hoje a história do Femucic pode contar que recebeu um total de 3.863 músicos em suas 40 edições.

Femucic nas Escolas e nas Empresas

Além da programação noturna no Teatro Calil Haddad, as escolas municipais de Maringá e empresas do comércio receberão, de 11 a 15 de junho, os projetos Femucic nas Escolas e Femucic das Empresas, com artistas e grupos participantes da edição. O intuito é contribuir para a ampliação e qualificação de crianças, jovens e profissionais do comércio, possibilitando o acesso à produção musical de outros estados. “Estes projetos proporcionam diferentes vivências musicais para o público paranaense, formando plateias. Assim contribuem para o fortalecimento do cenário musical brasileiro e proporcionam o intercâmbio entre músicos e produtores”, informam os organizadores do evento.

Ações paralelas

Para levar música aos quatro cantos de Maringá, o Sesc também vai promover ações paralelas, como shows e oficinas. Na terça-feira (12) iniciam as oficinas de Improvisação Musical, com Nelson Faria, e de Bateria, com Edu Ribeiro, no salão social do Sesc Maringá. Estes músicos, acompanhados dos alunos das oficinas, serão os primeiros a se apresentarem em espaços públicos, na programação desse ano. O show, aberto ao público, ocorre na Praça Raposo Tavares, na terça (12), às 18h. Eles também se apresentam no dia seguinte (13), mesmo horário, na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercadão Municipal; na quinta (14) na UEM, às 11h30. No sábado (16) pela manhã, haverá a Caminhada Musical, com início às 9h30, concentração na Praça Napoleão Moreira da Silva e saída do Sesc Maringá. Em seguida, ocorre o primeiro encontro de Bateristas de Maringá, também na praça, às 11h30.

01/06/2018 às 18:18