Fecomércio PR recebe a visita do cônsul Geral do Japão em Curitiba

O diretor da Câmara de Relações Internacionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Rui Lemes, recebeu na tarde de segunda-feira (18/7), a visita do cônsul geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda. Ele veio acompanhado pelo cônsul geral adjunto do Japão em Curitiba, Iroshi Teramichi, e da assessora […]

20/07/2016

O diretor da Câmara de Relações Internacionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Rui Lemes, recebeu na tarde de segunda-feira (18/7), a visita do cônsul geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda. Ele veio acompanhado pelo cônsul geral adjunto do Japão em Curitiba, Iroshi Teramichi, e da assessora executiva do Setor Político Econômico do Consulado, Kumiko Abe, afim de estreitar o relacionamento entre o Japão e o Paraná.

Também participou do encontro o assessor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt. Lemes fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela Fecomércio na área internacional a qual, inclusive, mantém parcerias com o Consulado do Japão em Curitiba e, também com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ).

O cônsul geral do Japão, lembrou da missão realizada no país asiático em 2014, a qual contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio PR, Darci Piana. Ikeda aproveitou a visita à entidade para reforçar o convite a Piana, para que participe novamente de uma missão ao país, que será coordenada pela CCIBJ, prevista para outubro deste ano.

Toshio Ikeda sugeriu também um documento- acordo com o fim de promover movimentações bilaterais com o Paraná, que após as devidas tratativas poderia ser assinado em Tóquio, com a Japan External Trade Organization [Jetro], entidade governamental que tem a finalidade de promover os investimentos e o comércio exterior do Japão.

A Jetro conta hoje com 39 escritórios domésticos e 73 no exterior, distribuídos em 55 países, sendo um no Brasil, em São Paulo. O cônsul sugeriu ainda um possível encontro entre representantes da Fecomércio PR e o diretor-presidente do Escritório da Jetro em São Paulo, Atsushi Okubo, que estará em Curitiba na próxima semana.

20/07/2016 às 18:13