Fecomércio e Sebrae reconhecem empresas referência do comércio

Na segunda-feira (05/12), a Fecomércio PR e o Sebrae/PR reconheceram 51 micro e pequenas empresas do Estado com o Selo Referência do Comércio 2016. A cerimônia de concessão de uso do selo ocorreu no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, com a presença de líderes das duas entidades e de representantes das empresas certificadas. O evento […]

07/12/2016

Na segunda-feira (05/12), a Fecomércio PR e o Sebrae/PR reconheceram 51 micro e pequenas empresas do Estado com o Selo Referência do Comércio 2016. A cerimônia de concessão de uso do selo ocorreu no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, com a presença de líderes das duas entidades e de representantes das empresas certificadas. O evento também marcou o encerramento do ano para os programas de varejo realizados entre as entidades, como o Programa Varejo Mais, Varejo Top Loja – nos segmentos Minimercados e Confecção, e o Programa Franquias Paraná.

Classificadas em ouro, prata e bronze, as empresas apresentaram padrões elevados de excelência em atendimento, produtos e serviços. O objetivo da premiação é validar performances de gestão com foco em boas práticas, conquistadas por meio de um plano de ação e implantação de processos de melhorias, validadas por um diagnóstico de avaliação. Além disso, pretende diferenciar as empresas que se preocupam com a qualidade de seus produtos, atendimento e serviços.

De acordo com o coordenador estadual dos Programas de Varejo do Sebrae/PR, Osmar Dalquano, todas as empresas participantes dos projetos Sebrae e Fecomércio para o varejo automaticamente concorrem para a obtenção do selo. “Geralmente esses projetos têm dois anos de implantação. Nesse período, a empresa também trabalha a excelência na gestão. Ou seja, ela vai monitorar esses indicadores para que consiga, no final do projeto, ter uma empresa selada e referenciada no Paraná”, afirmou Dalquano. Aproximadamente 250 empresas passaram por essa classificação, das quais 51 atingiram pontuação necessária para receber o selo.

Para o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, mesmo num momento de crise muito forte, as empresas participantes tiveram força para continuar crescendo e se preparando para enfrentar o mercado. “Isso faz com que, no momento de saída da crise, essas empresas estarão mais preparadas para atender o seu cliente e continuar crescendo. Esse é o objetivo tanto do Sebrae como da Fecomércio”, colocou.

O presidente do Sistema Fecomércio PR, Darci Piana, parabenizou os premiados e falou sobre a importância de se preparar as empresas do comércio para enfrentar todas as dificuldades que o país tem enfrentado nos últimos anos. “Vocês foram privilegiados dentro do grande volume de empresários do Paraná. Vocês tiveram a oportunidade de discutir, aprender e visualizar coisas novas durante esse período. Agora, é importante utilizar todo esse conhecimento com maestria e com sabedoria”, recomendou.

Segundo o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, o empresário que participa do projeto tem acesso ao que existe de mais inovador em gestão empresarial. De acordo com ele, esse selo encerra um ciclo de trabalho e inicia outro, já que a utilização dele terá a validade de um ano, podendo ser renovado a cada ano, a partir da comprovação e superação dos indicadores em relação ao ano anterior.

Selo Referência do Comércio 2016 - Sebrae 05/12/2016

07/12/2016 às 15:48