Estudantes são premiados no I Concurso de Monografias de Relações Internacionais Fecomércio PR – IRIP

Autoridades presentes, representantes de instituições de ensino e estudantes premiados. (Foto: Bruno Tadashi)Foi realizada na noite nesta terça-feira (14), na sede da Fecomércio PR, em Curitiba, a cerimônia de premiação do primeiro Concurso de Monografias de Relações Internacionais Fecomércio PR – IRIP (Instituto de Relações Internacionais do Paraná). Foram inscritos trabalhos de conclusão elaborados por […]

16/11/2017

Foram inscritos trabalhos de conclusão elaborados por estudantes de diferentes cursos universitários, bem como alunos do Senac, que abordaram o tema relações internacionais. Este primeiro concurso de monografias é uma iniciativa da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR e do IRIP com o objetivo de estimular a reflexão acadêmica sobre a inserção internacional do Brasil.

Estiveram presentes no evento o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Eduardo Pereira Guimarães; o chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), embaixador Paulo Roberto Palm; o cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Ezequiel Marotta; o coordenador do Conselho Acadêmico do IRIP, professor René Berardi, bem como demais membros da Fecomércio PR e do IRIP, representantes de universidades, professores e estudantes.

Segundo o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, o concurso teve o intuito de motivar o estudantes a refletirem sobre o cenário internacional. “A Fecomércio PR busca continuamente estimular as relações bilaterais entre o Paraná e diversos países. Queremos estimular a formação de novos profissionais para atuação em comércio exterior e, quem sabe, de futuros diplomatas”, afirmou.

De acordo com o coordenador acadêmico do IRIP, 21 alunos de dez instituições de ensino do Paraná e outros estados inscreveram suas monografias, que foram avaliadas pela comissão julgadora. “Eles demonstram visão global sobre as relações internacionais nas diferentes áreas pesquisadas”, avaliou.

O presidente do IRIP, Eduardo Pereira Guimarães, agradeceu o apoio da Fecomércio PR para a realização do concurso, bem como a participação das instituições de ensino. “Este ano o IRIP fez várias parcerias e esta foi uma das mais importantes. O campo das relações internacionais é a arte de unir pessoas para a paz e pela paz, é construção de pontes entre países”, observou.

O diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes; a primeira colocada no concurso, Kauana Puglia Bandeira (Uninter); o coordenador do Conselho Acadêmico do IRIP, professor René Berardi, e o presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Eduardo Pereira Guimarães. (Foto: Bruno Tadashi)

O primeiro lugar ficou com a estudante Kauana Puglia Bandeira, do Centro Universitário Internacional (Uninter), com o trabalho “Ciberespaço: o processo de securitização no Brasil de Lula a Dilma”. Ele recebeu o prêmio de R$ 2 mil e um fim de semana para duas pessoas no Hotel Sesc Caiobá. O segundo lugar foi obtido por Victor Domingues Venture Pires, do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), do Rio Grande do Sul. E a terceira colocada foi Dyeiniffer Bertolazzi da Silva, também da Uninter. Além da premiação em dinheiro, os finalistas terão seus trabalhos publicados no periódico Inspirar – Gestão e Desenvolvimento.

A estudante Dyeiniffer Bertolazzi da Silva (Uninter), que ficou em 3º lugar, e o presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Eduardo Pereira Guimarães (Foto: Bruno Tadashi)

>> Clique aqui para acessar mais fotos do evento.

Texto: Karla Santin

16/11/2017 às 13:22