Endividamento fica estável no Paraná

Porcentagem de famílias endividadas é igual em agosto e setembro   Quase nove em cada 10 famílias paranaenses têm algum tipo de dívida, número que se mantém estável desde o mês passado. Após quatro altas sucessivas no endividamento dos consumidores, verificadas de abril a agosto, o índice estabilizou entre agosto e setembro, com 89,1% das […]

05/10/2016

Porcentagem de famílias endividadas é igual em agosto e setembro

Quase nove em cada 10 famílias paranaenses têm algum tipo de dívida, número que se mantém estável desde o mês passado. Após quatro altas sucessivas no endividamento dos consumidores, verificadas de abril a agosto, o índice estabilizou entre agosto e setembro, com 89,1% das famílias endividadas.

Em setembro de 2015, o índice de endividados no Paraná foi de 86,3%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de setembro, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada regionalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

tabela 1

No restante dos estados, o índice de endividamento também ficou estável, passando de 58% em agosto para 58,2% em setembro. Em setembro de 2015, o percentual de endividados no país era de 63,5%.

Das famílias endividadas no Paraná, 27,1% declararam ter contas em atraso. Esse percentual é superior ao verificado em agosto, quando somavam 26,6%. O índice daqueles que alegaram que não terão condições de honrar com suas dívidas também cresceu de 9,9% em agosto para 10,7% em setembro.

Das famílias com contas em atraso, 49,2% estão inadimplentes, ou seja, possuem contas vencidas há mais de 90 dias. Esse percentual sofreu alta. Em agosto era de 45,9%. A pesquisa também demonstrou que, em setembro, a inadimplência foi maior entre as classes mais baixas. As famílias que recebem até 10 salários mínimos apresentaram inadimplência de 51,8%. Entre as que recebem mais de 10 salários mínimos, a inadimplência foi de 36,7%.

Tipos de dívidas

O cartão de crédito continua sendo o principal meio (65,7%) de endividamento das famílias paranaenses. O financiamento imobiliário e o financiamento de veículos representam as outras duas principais formas de endividamento, com 12,6% e 11% repectivamente.

tabela 2

05/10/2016 às 17:50