Empresários da Região Oeste e de Maringá são os mais otimistas do estado

A 34ª edição da Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, estudo elaborado pela Fecomércio PR, mostra como está a confiança do empresariado para este 2º semestre do ano. A média geral de otimismo do estado ficou em 51,8%. O resultado interrompe a elevação gradual da confiança do […]

31/07/2018

A média geral de otimismo do estado ficou em 51,8%. O resultado interrompe a elevação gradual da confiança do empresariado registrada a partir do 2º semestre de 2016. Na edição anterior da pesquisa, referente ao 1º semestre de 2018, 59% dos entrevistados projetavam aumento no faturamento, enquanto no 2º semestre de 2017 esse percentual era de 57%.

Dados regionais

Das seis regiões pesquisadas, a Oeste possui o maior índice de otimismo. Isso porque a região tem apresentado o maior volume de vendas do estado e até maio acumula alta de 19,78% segundo a Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR.

A segunda região mais confiante é Maringá, com 62%, seguida pelo Sudoeste (55,6%), Londrina (51,4%), Curitiba (48,7%) e Ponta Grossa (44%).

Metodologia

O levantamento contou com a participação de 530 empresas do comércio, serviços e turismo das principais regiões do estado do Paraná. A aplicação da pesquisa ocorreu no período de 12 de junho a 5 de julho de 2018.

>> Clique aqui e conheça a pesquisa completa.

__________________________________

Assessoria de Imprensa: