Dia Mundial do Consumidor

Consumidores são fundamentais na recuperação da economia brasileira

15/03/2018

Aos poucos o comércio está retomando o crescimento. 2018 começou positivo, com elevação de 3,51% nas vendas do varejo paranaense segundo dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Os principais agentes dessa recuperação são os consumidores: afinal, sem eles não há comércio. Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que a intenção de consumo teve alta de 5,5% no último mês. Na comparação com fevereiro de 2017, o indicador teve crescimento de 5,2%. É o melhor resultado em quase três anos, visto que não chegava a esse patamar desde abril de 2015.

Com 108 pontos, a intenção de consumo paranaense está muito acima da média nacional, que ficou em 87,1 pontos em fevereiro, e apesar do aumento de 4,2% com relação a janeiro, continua abaixo da zona de indiferença (100 pontos).

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, as condições macroeconômicas têm melhorado gradativamente desde o auge da crise em 2015. “Temos um cenário em que a inflação está baixa e sob controle, os juros Selic caíram consideravelmente, o dólar está estável e a bolsa de valores em crescimento. Além disso, o Brasil parou de perder postos de trabalho, sendo que alguns setores já estão gerando novos empregos. Isso traz segurança aos clientes, que fomentam o comércio”, analisa.

O dirigente da Fecomércio PR destaca o importante papel dos consumidores na retomada da economia brasileira. “Por isso hoje, Dia Mundial do Consumidor, queremos parabenizar as todos os consumidores, que são a razão de ser das empresas do comércio, e inspiração para nos esforçarmos sempre mais”, reitera.

15/03/2018 às 14:53