Darci Piana é homenageado pela União Brasileira de Trovadores

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, foi homenageado pela União Brasileira de Trovadores (UBT) durante sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Curitiba na última sexta-feira (15). Ele foi representado pelo diretor sindical da Fecomércio PR, Alberto Samways, e recebeu a homenagem pelo apoio e incentivo ao trovadorismo e à […]

18/09/2017

A presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT) Seção de Curitiba, Andréa Motta Paredes; o diretor sindical da Fecomércio PR, Alberto Samways, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; e o presidente da UBT Estadual do Paraná, Maurício Norberto Friedrich

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, foi homenageado pela União Brasileira de Trovadores (UBT) durante sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Curitiba na última sexta-feira (15). Ele foi representado pelo diretor sindical da Fecomércio PR, Alberto Samways, e recebeu a homenagem pelo apoio e incentivo ao trovadorismo e à cultura. O Sistema Fecomércio foi um dos apoiadores dos XIX Jogos Florais de Curitiba, concurso cultural no qual trovadores de todo o país e do exterior foram desafiados a compor trovas.

Na ocasião foram concedidas outras homenagens especiais, bem como realizada a premiação dos classificados nos Jogos Florais de Curitiba, que neste ano teve como temas: centelha, além da fotografia, arte e chispa.

A mesa de autoridades foi presidida pela vereadora Julieta Reis, e foi composta pela presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT) Seção de Curitiba, Andréa Motta Paredes; pela presidente nacional da UBT, Domitilla Beltrame; pelo presidente da UBT Estadual do Paraná, Maurício Norberto Friedrich; pelo diretor sindical da Fecomércio, Alberto Samways; pela presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e membro da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen; pelo presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini, e pela presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Lygia Lopes dos Santos.

“Foi com imensa satisfação que a UBT Seção Curitiba recebeu mais de 600 trovas de todos os recantos do país e do exterior, o que comprova nossa capacidade de sonhar e que essa capacidade não tem limite. Parabenizo a todos os vencedores e participantes desse certame cultural”, afirmou a presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT) Seção de Curitiba, Andréa Motta Paredes.

“Foi uma honra enorme sediar esta solenidade. A arte, a literatura e a trova fazem com que a vida seja mais leve, nessa matemática de rimas que encanta a todos”, concluiu a vereadora Julieta Reis.

O que é trova

A trova é uma poesia formada por uma única estrofe, composta por quatro versos, com sete sílabas métricas ou poéticas (redondilha maior) em cada. Na trova, a rima é obrigatória, mas não é obrigatório haver um título.

18/09/2017 às 15:25