Darci Piana é homenageado nos 69 anos da Fiep

20/08/2013

Para comemorar seus 69 anos de fundação, a Federação das Indústrias (Fiep) realizou uma cerimônia na noite de ontem (19), no Centro de Eventos da entidade, localizado no Jardim Botânico, em Curitiba. Na ocasião, empresários e personalidades foram homenageadas pela contribuição em prol do desenvolvimento industrial do Estado. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, foi uma delas, com a láurea Honra ao Mérito, entregue pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

De acordo com Campagnolo, a homenagem dirigida ao presidente do Sistema Fecomércio Paraná é justificada pelo comprometimento e liderança que Piana tem com o Estado. “Darci Piana faz parte da história dos paranaenses. Integrante do nosso Sistema S tem feito maravilhas no nosso Estado, não só ao que diz respeito ao comércio, que tão bem representa, mas pelo trabalho desenvolvido também no G7 que muito contribui para a nossa indústria e outros setores da economia”, explicou.

Em seu discurso, Darci Piana fez um agradecimento especial ao presidente da Fiep pela homenagem e comentou sobre a importância do comércio e da indústria estarem em sintonia para o desenvolvimento do Paraná. “Recebo essa homenagem de coração aberto. No início me questionei o porquê de receber essa honraria, mas o que seria da indústria sem o comércio e vice-versa? No G7 temos a oportunidade de defender a indústria e discutir a nossa existência e a continuidade dos nossos negócios”, enfatizou, ao agradecer também aos diretores, presidentes de sindicatos e conselheiros presentes na cerimônia pelo trabalho desempenhado no Sistema Fecomércio.

A láurea Honra ao Mérito também foi dirigida à ex-professora do Colégio Sesi, Marcia Rigon, pela vida voltada ao ideal da educação. Falecida há pouco mais de dois meses, a colaboradora do Sistema Fiep foi representada pelo marido, Wilson Rigon e pela filha, Renata Rigon. Empresários da indústria também foram homenageados durante a cerimônia dos 69 anos da Fiep com o título Mérito da Indústria: o industrial do setor Químico de Cambé, Amado Gois, pelo trabalho desempenhado pela Hydronorth S/A; o sócio majoritário da Móveis Santos Andirá, José Roberto dos Santos, de Andirá; e o proprietário da Retífica Oda, de Bandeirantes, Tamotu Oda.

A Fiep também fez homenagens póstumas, por meio do título Benemérito da Indústria a Lauro Pastre (Indústria Metalúrgica Pastre Ltda), Pedro Kowalski (Kowalski Alimentos) e Ricardo Albuquerque Rezende (Grupo Sabarálcool), representados por familiares.

Autoridades presentes

Lideranças empresariais e políticas paranaenses prestigiaram o evento. O senador Sérgio Souza foi um deles. Ele destacou a importância de homenagear pessoas que honraram seu estado. Representando o governador Beto Richa, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, parabenizou a entidade pelo aniversário de fundação e pela soma de esforços mantidas pelas entidades integrantes do G7. No ato, o secretário de Governo de Curitiba, Ricardo Mac Donald Ghisi, representou o prefeito Gustavo Fruet, e citou a comitiva da Fifa que passa pela cidade.

O secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Claudio Romanelli; o diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o presidente do Sistema Ocepar, presidente do G7 e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski; além de deputados estaduais e federais, vereadores, secretários municipais e estaduais, integrantes da diretoria da Fiep, do Sistema Fecomércio PR, do G7, e demais entidades de classe também prestigiaram o evento.

20/08/2013 às 21:11