Comitiva de empresários japoneses visita Fecomércio PR

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná recebeu na manhã de ontem (26), uma comitiva formada por autoridades e empresários da cidade de Ueda, da província de Nagano, no Japão. O grupo, coordenado pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ), foi recepcionado pelo presidente do Sistema Fecomércio […]

27/08/2014

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná recebeu na manhã de ontem (26), uma comitiva formada por autoridades e empresários da cidade de Ueda, da província de Nagano, no Japão. O grupo, coordenado pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ), foi recepcionado pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, pelo vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindicato das Empresas de Representantes Comerciais e dos Representantes Comerciais Autônomos no Estado do Paraná (Sirecom), Paulo Cesar Nauiack, e pelo diretor de Gestão e Planejamento da Fecomércio PR, Dieter Lengning.

A delegação de Ueda veio retribuir a visita feita pelo grupo paranaense durante a 42ª Missão Econômica Brasil-Japão, realizada em abril deste ano no país, a qual contou com representantes da Fecomércio PR, entre eles o presidente Darci Piana, e o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes. Além de Curitiba, os empresários japoneses visitaram as cidades de Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, agradeceu a comitiva pela visita e falou sobre as ações da entidade no estado em prol às empresas do comércio de bens, serviços e turismo. “Nós trabalhamos em defesa desse empresariado para que ele possa ser fortalecido perante o governo e a economia. Uma das ações da nossa entidade é com o relacionamento externo, aproximando esses empresários a empresas de outros países. Espero que esse encontro de hoje também possa trazer bons frutos tanto para o Brasil como o Japão, principalmente a cidade de Ueda e sua província com os paranaenses. Para isso nos colocamos à disposição junto à CCIBJ para fortalecer esse relacionamento”, pontuou.

O presidente da CCIBJ, Yoshiaki Oshiro, agradeceu à Fecomércio PR pela recepção aos empresários e comentou sobre a vinda da delegação japonesa ao estado. “Passamos pelas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, antes de vir a Curitiba. O nosso foco em Foz do Iguaçu foi o turismo, justamente pelo potencial turístico que também temos em Ueda. Além do turismo, um dos objetivos dessa missão é estreitar o relacionamento com o comércio e a indústria paranaense”, enfatizou.

O vereador de Ueda e presidente da Câmara de Vereadores, Kentaro Matsuyama, também agradeceu pela hospitalidade e disse ter visto no Paraná um grande potencial. “Essa missão conta com 11 membros, representando cinco empresas. O nosso objetivo não é apenas com relação às vendas, mas estreitar esses laços comerciais e possivelmente trabalhar em conjunto com essas empresas paranaenses no futuro”, comentou.

Representante da CCIBJ do Paraná no Japão e líder da missão, Satoshi Tsuda sinalizou alguns interesses de importação do grupo japonês com produtos paranaenses e acredita que o encontro foi fundamental para essa aproximação entre os dois países, além de uma oportunidade de apresentar o trabalho dos empresários de Ueda aos paranaenses das cidades visitadas.

De acordo com o diretor da CCIBJ, Fujio Takamura, um seminário foi realizado na segunda-feira (25) com o grupo, sobre equipamentos de reciclagem de lixo, saquê (bebida japonesa à base de arroz), conservas alimentícias industrializadas e na área de enzimas para tratamento de esgoto. “Basicamente são essas áreas que as empresas que estão aqui hoje representam. Eles vieram ao país para ver a possibilidade de uma possível parceria para desenvolver seus negócios”, concluiu.

Comitiva

Além do vereador de Ueda, Kentaro Matsuyama, os representantes da empresa Wataya Seisaku-sho, Kenichi Wataya (presidente), Kiyohito Koike (vice-presidente) e Mario Seto integraram a comitiva ao lado do presidente da empresa Gurimu, Masahiko Sekiguchi; do gerente de vendas da empresa Shinsyu Meijyo, Kyouji Takizawa; Yoshitake Asano – representando a empresa Shinsyu Sanada; Seisuke Nakanori – representando a empresa JTB; os diretores da CCIBJ Ueda, Satoshi Tsuda e Kazuhiko Uehara também fizeram parte do grupo que viajou ao Paraná.

Também participaram do encontro promovido na sede da Fecomércio PR o diretor regional do Sesc PR, Dimas Fonseca; o assessor da Fecomércio PR, Edson Guariza; o diretor financeiro da CCIBJ do Paraná, Mário Azuma; e representantes da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná.

27/08/2014 às 16:55