Comércio do Paraná se recupera

Acumulado do ano soma 6,53% com destaque para o setor de veículos  O comércio paranaense está saindo da crise e mantem a recuperação positiva no acumulado do ano até o mês de outubro. É o que mostra o resultado da Pesquisa Conjuntural do Comércio do Paraná, realizada pela Federação de Bens, Serviços e Turismo do […]

12/12/2018

Acumulado do ano soma 6,53% com destaque para o setor de veículos

O comércio paranaense está saindo da crise e mantem a recuperação positiva no acumulado do ano até o mês de outubro. É o que mostra o resultado da Pesquisa Conjuntural do Comércio do Paraná, realizada pela Federação de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que aponta 6,53% de acréscimo nas vendas.

Boa parte do resultado positivo de outubro, comparado a setembro, é devido ao Dia das Crianças, já que as vendas em relação ao mês de setembro foram 4,57% superiores. Puxadas pelos setores de livrarias e papelarias, que cresceu 11,99%, lojas de departamentos, com 10,07% e calçados 4,67%.

O resultado do acumulado do ano foi impulsionado também pelo aumento do setor de materiais para construção, que faturou 20,94% a mais que em outubro do ano anterior, o mesmo ocorreu com as lojas de autopeças, que aumentaram as vendas em 20,72%, as concessionárias de veículos, 16,31%, o setor de óticas, cine-foto-som, com 11,62% de aumento, supermercados, 4,04%, lojas de departamentos, 4,51%, e combustíveis que cresceram suavemente 0,66%, refletindo em 7,07% nas vendas comparadas a outubro de 2017, firmando o crescimento das vendas acumuladas do ano.

O nível de emprego cresceu 0,34% e a folha de pagamento, 3,11%.

Dados regionais

O acumulado regional continua com destaque para a região oeste, que apresentou vendas 15,84% maiores que o mesmo período do ano anterior, seguida por Londrina, que cresceu 11,28%, Curitiba, com 3,59%, Maringá, que cresceu 1,47% e a região sudoeste, que mostrou baixa de 3,29%.

Um dos setores com maior destaque regional foram as concessionárias de veículos, chegando a um aumento de 54,43% no acumulado das vendas da região oeste, seguido de Maringá com 49,74% e Londrina com 34,52%. Esses números refletem o aumento no crédito e na confiança do consumidor nas aquisições para pagamento a longo prazo.

12/12/2018 às 16:26