NOTÍCIAS

Com apoio da Fecomércio PR, Smart City iniciou ontem em Curitiba

O Smart City Business America Congress & Expo 2015 iniciou ontem (19), pela manhã, na ExpoUnimed, em Curitiba. A programação, que inclui mesas de debates, reuniões de prefeitos, conferências e apresentação de projetos para o desenvolvimento das cidades, segue até quinta-feira (20). A Fecomércio PR é uma das grandes apoiadoras e incentivadoras, e está com […]

20/05/2015

O Smart City Business America Congress & Expo 2015 iniciou ontem (19), pela manhã, na ExpoUnimed, em Curitiba. A programação, que inclui mesas de debates, reuniões de prefeitos, conferências e apresentação de projetos para o desenvolvimento das cidades, segue até quinta-feira (20). A Fecomércio PR é uma das grandes apoiadoras e incentivadoras, e está com estande em parceria com o Sebrae no pavilhão do evento.

O Smart City Business é um lugar em que os participantes discutem os principais problemas detectados nas cidades, e trocam ideias para busca de soluções inteligentes. Pela manhã de ontem (19), após conferência de Cláudio Sciolly, da ONU e debates institucionais e de CEOs, foi a vez dos prefeitos de diversas cidades do Brasil debaterem sobre condições de avanço e estratégias para o desenvolvimento da infraestrutura urbana, tecnologia e sustentabilidade. Presentes na abertura dirigentes da Fecomércio PR, o vice-presidente Paulo Nauiack; e o diretor regional do Sesc Paraná, Dieter Lengning.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, iniciou o debate dos prefeitos falando sobre a importância das parcerias dos setores público e privado e apresentou os projetos de referência da capital. “Somos a quarta geração de modelo em transporte público e abertos para as inovações. E, já estamos implantando tecnologias nestes pontos, como exemplo os semáforos com sensores de cartão para idosos, que aumentam o tempo de sinal verde. A inovação já resultou na diminuição de 25% de atropelamento em um ano”, disse.

Já o prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, falou sobre a necessidade de as cidades serem sustentáveis para o planejamento de qualidade de vida, a geração de trabalho, emprego e renda, lazer, esporte e cultura.

Após o almoço dos prefeitos, a programação seguiu com mesa de trabalho, com tema Iniciativas dos órgãos de Governo brasileiro para a criação de uma Política nacional de Smart City. O fim da tarde foi marcado pela apresentação do Projeto Linha Verde de Curitiba, pelo Secretário de Planejamento Urbano de Curitiba, Fábio Escatolin.

Solenidade de Abertura

À noite, compuseram a mesa da Solenidade de Abertura o prefeito Fruet; o presidente Piana, o presidente do Smart City, Leopoldo Albuquerque; o arquiteto e planejador urbano da ONU, Claudio Acioly; o chairman da Toshiba América do Sul, Shigeo Myiahara; o prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda; e o secretário de Planejamento do Paraná, Silvio Barros.

Declaração de Curitiba

O documento acrescenta cinco compromissos da cidade no documento criado no Fórum Mundial das Cidades em 1992: atuar na Conferência Habitat III, desenvolver um setor sustentável, fortalecer o envolvimento público privado, gerar mecanismos de riquezas de trabalho para as cidades, fornecer tecnologia para a geração de dados, em um marco regulatório para o Smart Sity.

O presidente Piana contou sobre o início da chegada no Smart City em Curitiba, via Fecomércio PR, com aceitação de imediato à proposta pelo prefeito. O apoio da Fecomércio PR ao evento, segundo o presidente, se deve pelo fato do forte envolvimento que a mobilidade urbana, um dos modais apresentados, tem com o comércio da cidade. “Sabemos que o comércio é fomentado com movimentação das pessoas. Uma greve de ônibus, em um dia, prejudica em larga escala o setor”, apontou.

Fruet encerrou frisando que o grande objetivo desta troca de experiências é buscar alternativas inteligentes mesmo em meio à crise. “A cada vez mais os municípios têm mais responsabilidades, e, portanto, precisamos da contrapartida: incentivos do Governo Federal”.

Um dos destaques da programação de hoje é o debate com o tema Prosperidade, qualidade de vida e sustentabilidade das cidades, com a participação do presidente Piana.

Texto: Karen Bortolini

Publicado por admin

20/05/2015 às 17:27

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.