Atrações culturais e gastronômicas encerram Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba

O Festival de Inverno do Centro Histórico, realizado de 9 a 13 de abril, chegou ao fim em um sábado repleto de atrações culturais e gastronômicas. Com bandeiras da Alemanha e marchinhas que lembravam a Oktoberfest, o Bar do Alemão, no Largo da Ordem foi o local escolhido para a aula show do chef alemão […]

15/07/2013

O Festival de Inverno do Centro Histórico, realizado de 9 a 13 de abril, chegou ao fim em um sábado repleto de atrações culturais e gastronômicas. Com bandeiras da Alemanha e marchinhas que lembravam a Oktoberfest, o Bar do Alemão, no Largo da Ordem foi o local escolhido para a aula show do chef alemão radicado no Brasil, Heiko Grabolle. Ele fez um contraponto entre a culinária típica e a contemporânea e ainda antecipou um dos pratos do cardápio da Semana de Estudos e Pesquisa da Gastronomia Alemã do Senac Paraná, que teve início ontem (14), com um almoço em Caiobá. A terrine de pão com filé suíno e chantilly de raiz-forte servida aos participantes da palestra e outras delícias podem ser degustadas a partir de hoje no Restaurante-escola de Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá.

O ciclo de palestras do Senac para o Festival de Inverno também contou com debates sobre o “café com mistura”, uma tradição lapeana, e sobre a influência da confeitaria europeia na confeitaria curitibana, realizados na sexta-feira (12), no Sesc Paço da Liberdade. Durante a semana o Senac apresentou ainda as palestras sobre pinhão e barreado.

De acordo com o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, a escolha desses cinco temas dá continuidade ao trabalho de revitalização do centro histórico de capital do estado, promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. “A repaginação desta importante área da cidade passa também pela gastronomia”, afirmou.

O evento, promovido pela Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba e que contou com o apoio do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, do Sebrae/PR e da Prefeitura de Curitiba, teve como objetivo valorizar a região e atrair novos frequentadores. Segundo os empresários participantes, a iniciativa superou as expectativas. “Tivemos o apoio de muitas entidades e já sentimos aumento no movimento de clientes entre 20 a 30%”, informa a proprietária do restaurante Jeito Mineiro, Maria Lopes Bonamigo.

Em alguns estabelecimentos, como o Bar do Alemão, o faturamento nos dias do festival também deve acréscimo de 20%. Sem contar uma mudança no cardápio. “Cada um dos restaurantes, bares e cafés criou um prato especial para o evento. Nós oferecemos a feijoada alemã, com feijão branco, que agradou tanto aos clientes que provavelmente será inserida no cardápio fixo”, diz o gerente do local, Jorge Tonatto.

O assessor técnico da Fecomércio PR, Paikan Salomon, destaca que o festival faz parte de um projeto maior, o de Revitalização de Espaços Comerciais, realizado em pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e pelo Sebrae/PR em Curitiba e que está ocorrendo também em outras cinco cidades do Paraná. “Esse processo de recuperação do antigo centro comercial da capital começou em 2005, quando foi assinado o termo de cessão do Paço da Liberdade, que depois de revitalizado se transformou em uma unidade cultural do Sesc”, conta. Na época, a Fecomércio e o Sebrae/PR fizeram uma pesquisa no entorno para identificar as necessidades dos estabelecimentos. Os empresários participaram do programa Varejo Mais, e os colaboradores tiveram cursos gratuitos do Senac. “Para a realização do Festival de Inverno convidamos os empresários para participarem de missões técnicas em outros festivais gastronômicos do país, buscando subsídios e práticas assertivas”, completa Salomon.

O Sesc e o Senac também sortearam prêmios para os clientes dos estabelecimentos participantes. O festival também teve espaço para a solidariedade. O público também pode fazer doações para a Campanha do Agasalho do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com o Instituto GRPCOM.

Confira os vencedores:

Evelin R Silva – Diária no Hotel Sesc Caiobá – Quarto Standard para casal + 2 filhos de até 11 anos de idade.

Marisa Bole – Brincando nas Férias no Paço da Liberdade: férias escolares de inverno,destinadas a crianças de 5 a 12 anos

Guacione Leal – Brincando nas Férias no Paço da Liberdade: férias escolares de inverno,destinadas a crianças de 5 a 12 anos

Eliza Ogasaulara – Curso da WebTV Senac – Preparo de Sopas

Adriele de Souza – Curso da WebTV Senac – Enogastronomia