Ato simbólico marca segundo dia do Conasipa MG

Mais de quinhentos empresários participaram nesta quinta-feira (10), de um ato simbólico, na capital mineira, como parte da programação do 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo 2014 (Conasipa). Partindo da sede do Sindilojas Belo Horizonte, os congressistas percorreram as ruas centrais da cidade com destino à Praça da […]

11/04/2014

Partindo da sede do Sindilojas Belo Horizonte, os congressistas percorreram as ruas centrais da cidade com destino à Praça da Liberdade, onde há uma estátua em homenagem a Tiradentes, um dos heróis da Inconfidência Mineira. Com palavras de ordem e bandeiras, os empresários clamaram pela redução da carga tributária brasileira.

Na praça foi exposto o livro “Pátria Amada”, do advogado tributarista Vinícios Leôncio. Trata-se de uma obra resultado de 23 anos de pesquisa e reunião da legislação tributária brasileira. Pátria Amada é um compilado destas leis, reunido em 41 mil páginas, com 7,5 toneladas e candidato a um dos maiores livros do mundo, pelo Guinness.

Para tirar os entraves

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos salientou em palestra que teve o tema “Brasil Eficiente”, os entraves burocráticos que impedem o crescimento da economia nacional. “A ampliação do Simples Nacional, que inclui as empresas no regime especial de tributação baseado no porte dos empreendimentos e não na área de atuação é o ponto de partida para a reforma tributária brasileira”, destacou.

Para o economista e coordenador do Movimento Brasil Eficiente, Paulo Rabello, vive-se no país um verdadeiro “manicômio tributário”. Ele apontou que há a necessidade de se mudar o atual modelo de improdutividade nacional e ampliar ações que promovam a produtividade, competitividade e a inovação.

Temáticas

O presidente do Sindilojas Foz do Iguaçu, Carlos Nascimento, foi o coordenador das discussões acerca do tema “Cooperação entre sindicatos patronais para a prestação de serviços”. Nascimento pontuou a necessidade dos sindicatos estarem integrados às federações de seus estados para que possa ter representatividade. “Nós não sobrevivemos hoje sem as parcerias. É preciso que os sindicatos patronais buscam a autossustentabilidade”, instigou Nascimento.

Como alavancar o comércio de rua foi o tema das discussões coordenadas pelo vice-presidente do Sinditiba, Zildo Costa. Ele destacou os trabalhos que foram feitos em Curitiba, para a revitalização das ruas Riachuelo e São Francisco e as ações conjuntas realizadas pelo Sistema Fecomércio Sesc Sesc com entidades parceiras, como o Sebrae-PR, a Prefeitura de Curitiba, entre outras.

Programação de hoje

Pela manhã, os congressistas participam de uma palestra com o tema “Simplificação”, com o presidente da Coterminas, Josué Alencar e com o talkshow “Inovação em Sindicatos e Ordem de Classe”, com o presidente do Sindilojas Rio, Aldo Gonçaves; o consultor do Sebrae Rio, Sérgio Dias, e o gerente de Tecnologia CNC, Fernando Gonzales.

À tarde, ocorrerá a apresentação dos trabalhos e relatórios e o tradicional pinga-fogo. Na sequência, solenidade de encerramento e premiação dos trabalhos executivos, judiciários e de comunicação sindical além do show de encerramento “Encontro Marcado”, com Flávio Venturini, Sá e Guanabyra e 14 Bis

11/04/2014 às 18:02