30º Conasipa discutiu anseios dos empresários do comércio

“O Brasil está cada vez mais complexo e o cidadão e o empresários cada vez mais desprotegidos!” Esta é a avaliação do empresário e presidente da Coterminas, Josué Alencar. Ele foi um dos palestrantes do último dia do 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Conasipa), realizado em Belo […]

15/04/2014

“O Brasil está cada vez mais complexo e o cidadão e o empresários cada vez mais desprotegidos!” Esta é a avaliação do empresário e presidente da Coterminas, Josué Alencar. Ele foi um dos palestrantes do último dia do 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Conasipa), realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. “O Brasil precisa alterar o modelo que privilegia o consumo e partir para o que privilegia a produtividade”, acredita Alencar.
Modesto Araújo, proprietário da rede de Farmácias Araújo, que está no mercado há 108 anos e na terceira geração de gestores, destaca que a simplicidade, criatividade e o poder de observação são essenciais para os empreendimentos. “Ao comprar e vender um produto é preciso pensar no cliente e o óbvio é difícil de ser visto. É preciso que o empresário inove para estar sempre à frente e que estude os resultados de suas vendas e alie as informações”, pontua Araújo.
Durante o talkshow “Inovação em Sindicatos e Ordem de Classe”, o consultor do Sebrae Rio, Sérgio Dias, enfatizou que a inovação é vital ao ser humano, desde a sua existência no planeta. “Poucas inovações brotam do acaso. Uma empresa para ter sucesso precisa ser competitiva e inovadora”, disse.

Premiações
No período da tarde, ocorreu a apresentação dos trabalhos e relatórios com a divulgação dos nomes dos premiados. O prêmio Paulo Braga, que incentiva a apresentação de trabalhos técnicos dos advogados dos sindicatos patronais, foi entregue à Fernanda Vera, do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo). O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), apresentado pelo executivo Sérgio Costa Palma, conquistou o Prêmio Lair Montenegro. Na área da comunicação, o Sindilojas Novo Hamburgo foi o vencedor do prêmio “Comunicação Sindical”.
A solenidade de encerramento foi marcada pela premiação dos trabalhos executivos, judiciários e de comunicação sindical além do show de encerramento “Encontro Marcado”, com Flávio Venturini, Sá e Guarabyra e 14 Bis.

15/04/2014 às 17:02