Sala de Imprensa

Cônsul do Japão realiza palestra no Senac Curitiba

19 jun 2018

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt; o Cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura e o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier

Na noite de ontem (18) aconteceu no auditório do Senac Curitiba Centro a palestra “A cultura japonesa e as riquezas da sua gastronomia”, ministrada pelo Cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura. Cerca de 100 pessoas acompanharam o relato do Cônsul sobre a culinária tradicional do Japão, a Washoku, reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial.

A palestra fez parte da programação da Semana de Estudos e Pesquisas da Gastronomia Japonesa que está sendo realizada de 18 a 23 de junho nos Restaurantes-escola de Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Caiobá. “Essa é a 28ª semana de gastronomia que o Senac realiza, ficamos imensamente felizes em cumprir a nossa missão de trazer conhecimento para os nossos alunos”, destacou o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

O Cônsul que é natural de Sado, província de Niigata, no Japão, explicou o porquê do Washoku ter sido reconhecido pela Unesco. “Um dos critérios para a Unesco reconhecer como patrimônio cultural é o fato dessa cultura estar em extinção e nós precisamos resgatar o Washoku, apresentar aos nossos jovens o quanto ele é importante para a nossa história. Ele reflete nosso modo de pensar, nossas crenças”.

Alguns fatores são muito importantes para a cozinha japonesa, como por exemplo os ingredientes, o modo de cocção, a nutrição e principalmente a hospitalidade. “Nós japoneses preparamos as nossas casas para receber as pessoas para comerem. Arrumamos de acordo com a ocasião, trocamos até os quadros baseados nas estações do ano. A comida para nós tem muito significado e nós respeitamos isso”, disse o Cônsul.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt fez o encerramento da palestra e agradeceu a disponibilidade do cônsul. “Só podemos agradecer pelos ensinamentos apresentados sobre essa tão rica cultura”.

Após a palestra o Senac realizou um jantar em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa, comemorados no dia 18 de junho. O jantar contou com a presença de membros da comunidade japonesa e do corpo consular.

 


 Compartilhar