Intenção de Consumo das Famílias

ICF– INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS AGOSTO DE 2017

23 ago 2017

Intenção de Consumo do paranaense retoma crescimento mensal

Indicador saiu de 90 para 94 pontos em agosto

O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), voltou a crescer no Paraná. Ao subir de 90 pontos em julho para 94 pontos em agosto, a ICF teve crescimento de 4,4% com relação ao mês anterior e recuperação de 10,2% com relação a agosto de 2016. O indicador nacional ficou em 77,3 pontos, mantendo-se estável na variação mensal e cresceu 11,5% em relação a agosto do ano anterior.

A Perspectiva de consumo, um dos principais indicadores que compõem a ICF, vem apresentando altas expressivas desde setembro de 2016, e apontou retomada de 49,9% em agosto deste ano contra o mesmo mês de 2016. Comparada a julho desse ano a diferença é positiva em 6,4%. Os dados nacionais mostram elevação de 29,9% com relação a 2016 e queda de 1,5% na comparação com julho.

Apesar da recuperação da ICF, em parte por causa dos esforços do governo em incentivar o aumento no consumo, o índice ainda não conseguiu atingir a pontuação ideal, acima de 100 pontos, limitados a 200 pontos, sendo que somente ultrapassando essa linha poderá ser considerado positivo.

Dos indicadores que compõem a pesquisa no âmbito estadual, apenas o item Momento para compra de bens duráveis teve queda (-1,6%) quando comparado ao mês anterior. Na análise anual, esse componente teve alta de 5,4%.

Variações mensais entre classes

Quando se avalia a renda das famílias entrevistadas, verifica-se divergência em quase todos os tópicos da pesquisa. De modo geral, é possível observar que os consumidores das classes A e B estão mais pessimistas. Nesta faixa econômica, a ICF caiu 1,1%. Já entre as classes C, D e E o indicador cresceu 5,7% na variação mensal.

A maior diferença entre as faixas de renda está no tópico Perspectiva profissional, que aumentou 15% para os paranaenses que recebem até 10 salários mínimos. Entre aqueles que ganham acima deste patamar houve queda de 5,3% na projeção de futura melhora profissional.

A Renda atual teve queda de 3,6% entre as famílias mais abastadas, enquanto subiu 2% entre as classes C, D e E. A Perspectiva de consumo também reduziu nas classes A e B (-3,4%) de julho para agosto. Por outro lado, nas famílias com renda até 10 salários mínimos, deu um salto de 8,8%.