Intenção de Consumo das Famílias

ICF– INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS MAIO DE 2017

24 maio 2017

Confiança das famílias paranaenses sobe 14,9% na variação anual

Perspectiva de consumo, nível de consumo atual e momento para compra de bens duráveis têm melhora expressiva

O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do mês de maio, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), apresenta queda com relação ao mês anterior de 0,4% e alta de 14,9% com relação a maio de 2016. O indicador nacional está em 77,7 pontos, retraiu 1,4% comparado a abril e cresceu 11,1% relacionado a maio do ano anterior.

A perspectiva de consumo, um dos principais componentes da ICF, vem apresentando altas expressivas em relação a 2016 e cresceu 67,9% na variação anual. Na variação mensal, a diferença é mais modesta, de 5,5%. Os dados nacionais mostram uma retomada de 28,2% neste quesito com relação a 2016 e 0,5% comparada ao mês anterior.

Apesar da recuperação anual, a intenção de consumo ainda não conseguiu atingir a pontuação ideal, acima de 100 pontos e somente assim pode ser considerada positiva.

Dos indicadores que compõem a pesquisa no âmbito estadual, apenas um deles mostrou resultado negativo comparado ao ano anterior, a perspectiva profissional, que caiu 7,6%. Na comparação mensal a baixa foi de 10,3%. Esse componente da ICF mostra a maneira com que o paranaense visualiza oportunidades no emprego que ocupa atualmente. Os dados nacionais apontam alta de 6,3% comparados ao ano de 2016 e queda de 1,6% comparados a abril desse ano.

Momento para bens duráveis

O componente Momento para Aquisição de Bens Duráveis revela que os paranaenses estão mais cautelosos com esse tipo de aquisição, que geralmente é de maior valor. No entanto, o indicador cresceu 2,2% comparado a abril e 22,9% ante maio de 2016 e é praticamente o dobro da média nacional. Após acentuada queda neste quesito em abril, os brasileiros de modo geral demonstram maior intenção para compra desse tipo de produto neste mês, com alta de 16%.

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br

Fone: (41) 3304-2072 | 3883-4530