Institucional

Fundação

Em 19 de janeiro de 1948, reuniram-se cinco sindicatos empresariais e criaram a Federação do Comércio do Estado do Paraná, entidade sindical de grau superior, que entre outros objetivos e atribuições, passou a administrar os serviços sociais e de aprendizagem comercial no Paraná, através do Sesc e Senac.

Sindicatos fundadores:

  • Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras no Estado do Paraná;
  • Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná;
  • Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado do Paraná;
  • Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Curitiba;
  • Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios no Estado do Paraná.

Retrospectiva

Em novembro de 1959, os sindicatos do grupo do comércio varejista desfiliaram-se da federação original, fundando a Federação do Comércio Varejista do Estado do Paraná, que por consequência da legislação, passou a administrar o Senac.

Fusão

Por determinação do Sicomércio – Sistema Confederativo de Representação do Comércio, órgão vinculado à Confederação Nacional do Comércio – CNC, deliberou-se pela necessidade da existência de uma única Federação, nos estados onde existissem mais de uma entidade. Desta forma em 14/10/98 uma Assembléia composta por 51 (cinquenta e um) sindicatos das áreas do comércio atacadista, varejista e de serviços, aprovou a fusão das duas Federações do Comércio.

Sesc | Senac

Criados pela CNC, sob a inspiração da Carta da Paz Social, elaborada pelos representantes das classes produtoras na histórica reunião de Teresópolis, de 1 a 6 de maio de 1945, o Serviço Social do Comércio – Sesc e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac são entidades de direito privado, administradas pelos empresários do comércio e de serviços. O Sesc e o Senac são mantidos com uma contribuição compulsória (1,5% e 1% respectivamente) que incide sobre o valor da folha de pagamento das empresas vinculadas às entidades sindicais subordinadas à CNC.

O Sesc e o Senac nasceram do esforço da iniciativa privada interessada em promover o bem estar social da classe comerciária e a qualificação profissional do trabalhador.

Quem somos

A Fecomércio PR congrega 61 sindicatos patronais e expressa a voz de mais de 480 mil empresas paranaenses de comércio, serviços e turismo. Tem a função de representar legalmente o empresariado junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. A Fecomércio é mantida com recursos oriundos da contribuição sindical patronal anual dos empresários, prevista na Consolidação das leis do trabalho (CLT). É apartidária e não governamental, mas realiza ações conjuntas e parcerias com entidades públicas e privadas, visando somar esforços para potencializar resultados.

A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo Estado.

Em 10 de janeiro de 1948, a partir do esforço da iniciativa privada, interessada em promover o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, funcionários das empresas que atuam na área do comércio de bens, serviços e turismo, e de seus familiares, foi criado o Sesc PR. A instituição, uma paraestatal, sem fins lucrativos, é mantida pelas empresas do comércio, que direcionam parte da contribuição compulsória com base na folha de pagamento de seus colaboradores. O Sesc conta com ações nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura, ação social e educação. Sua estrutura é composta por 38 pontos de atendimento, além de cinco unidades móveis, consultórios odontológicos, academias, restaurantes e hotel.

O Senac, por sua vez, desde 7 de julho de 1947 oferece educação profissional de qualidade para milhares de trabalhadores. Com a implantação do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em 2008, a instituição reforçou seu papel na democratização do ensino e desenvolvimento social, por meio de capacitações, cursos técnicos e aperfeiçoamentos gratuitos, custeados pela contribuição das empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Conta com 36 Unidades de Educação Profissional, sendo uma de ensino a distância, além de quatro unidade móveis que permitem levar a educação profissional para todo o Estado. E, para tornar o aprendizado mais eficiente, possui 47 ambientes de prática profissional, onde o aluno acompanha o dia a dia da profissão.

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) complementa o Sistema. Ao atuar na intermediação de estágios, funciona como ponte entre estudantes universitários e as empresas do comércio.

Onde estamos

Mapa_atuacao_site_relatorio_gestao2015